RS-235: Rodovia que liga Canela e Gramado deve ter segunda pista liberada nos próximos dias

Até o final desta semana. Esse é o prazo que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) estima para liberar a segunda pista no quilômetro 35 da RS-235, próximo ao posto de combustível Abastec, em Gramado. Um deslizamento de terra provocou danos na encosta e o trânsito está com fluxo reduzido no local desde meados de maio.


EGR deve liberar segunda faixa na RS-235, entre Canela e Gramado, até o final desta semana



EGR deve liberar segunda faixa na RS-235, entre Canela e Gramado, até o final desta semana

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL


Com apoio da Prefeitura, equipes da estatal atuaram, nos últimos dias, no trecho. “As ações estão concentradas para restaurar a área atingida e garantir uma trafegabilidade segura aos usuários”, afirma a empresa. Paralelamente, a EGR está elaborando um estudo com a participação de geotécnicos para a solução definitiva e avaliar a necessidade de obras complementares.

Como estão as obras no quilômetro 36 da rodovia estadual 


Obras no km 36 da RS-235, próximo ao Parque Knorr



Obras no km 36 da RS-235, próximo ao Parque Knorr

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL


Ainda no trecho entre Canela e Gramado, nas proximidades do Parque Knorr, no quilômetro 36, a obra deve ser concluída em cerca de um mês, pois depende de tempo firme para realizar as perfurações necessárias.

A construção de uma contenção está sendo executada através de uma parceria público-privada. A contratação da empresa para a execução foi realizada pela Construtora Diamond. O proprietário Sidnei Schmidt afirma que a obra está 30% concluída e que uma equipe técnica em contenção foi deslocada de Curitiba para o serviço.

Obras também na RS-115


Obras e problemas no pavimento da RS-115, entre Três Coroas e Gramado



Obras e problemas no pavimento da RS-115, entre Três Coroas e Gramado

Foto: Igor Müller/GES-Especial


A EGR cita que está trabalhando com celeridade em diversos trechos da RS-115, que foram danificados por causa das chuvas. Um dos pontos críticos é próximo ao pedágio de Três Coroas, que apresenta rachaduras por causa do adensamento do aterro. A empresa afirma que devem iniciar em agosto as intervenções no local, com execução de fresagem e o recapeamento para nivelar o pavimento em cerca de 420 metros.

Segundo a estatal, foi publicado no Diário Oficial do Estado e no site da estatal a abertura do processo licitatório para a contratação de empresa que executará obras na RS-115. Através desse contrato, a EGR executará obras de manutenção asfáltica, reparos localizados e melhorias no trecho compreendido entre Taquara e Gramado. O pregão eletrônico está agendado para o dia 2 de agosto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.