Vazamento de botijão de gás em motorhome incentiva criação de fogão portátil que funciona com energia solar

O vazamento de um botijão de gás em uma viagem de motorhome foi o ponto de partida para um projeto de alunos da Escola de Aplicação Feevale ganhar troféu de 1º lugar e ser indicado a representar a instituição no Fórum de Empreendedores Locais, em 29 de outubro, no Swan Hotéis, em Novo Hamburgo.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Julia, Laura, Vitor e Victoria apresentam o projeto | abc+



Julia, Laura, Vitor e Victoria apresentam o projeto

Foto: Susi Mello/GES-Especial

O Techfogo, como é chamado o fogão portátil, funciona por meio de energia solar e foi o grande vencedor do Startup Teens, no qual 55 participantes tiveram aproximadamente um mês para desenvolver startups ou produtos minimamente viáveis.

Na prática, o programa busca popularizar os temas do empreendedorismo e da inovação desde a educação fundamental, destacando a sua importância para a sociedade e para o desenvolvimento da cidade e região.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O grupo campeão é formado por estudantes do 9º ano desempenhando diferentes funções até o resultado final. A CEO é Laura Fracasso Reichert, Julia Böttcher a diretora, o marketing é com Victória Cristina Monteiro e Ana Cláudia Zavaski é a gerente, todas elas com 14 anos. E Vitor Berghahn Peixoto, diretor de venda na startup tem 16 anos.

O projeto vencedor começou com uma situação vivenciada por Peixoto e seu pai. “Meu pai tem um motorhome e em uma viagem sentimos um cheiro de gás bem forte. Paramos e verificamos que o botijão estava vazando um pouco. Como o cheiro era forte, não usamos o fogão com medo de explosão”, relata.

FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

É um fogão só para camping?

A realidade serviu de inspiração e o projeto foi iniciado pelo grupo. O protótipo teve foco em auxiliar quem está acampando, mas também pode ser usado em outras situações.
Na busca por uma solução para o problema, vivenciado por Peixoto e seu pai, campistas foram ouvidos. “A gente perguntou [aos campistas] sobre se comprariam, se já tiveram dificuldades em usar o fogão tradicional, se considerariam mudar o método [de usar botijão de gás] e mais de 50% respondeu que sim. É um produto inovador e não existe no mercado esse fogão”, explica a CEO.

Como funciona

O produto é portátil, dobrável e seu custo final tem estimativa de R$ 405. O aquecimento ocorre a partir de uma lente fresnel, por onde os raios solares atravessam até aquecer a chapa do fogão. A temperatura chega 600°C.

Caso não tenha sol ou seja noite, o fogão Techfogo tem uma resistência que aquece a chapa. Basta colocar na tomada. Segundo o grupo, o Techfogo tem lã de fibra de vidro para proteção contra queimadura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.