CPUs AMD Ryzen tomam lugar dos Intel Core na Coreia do Sul

Desde a introdução dos processadores Ryzen em 2017, a AMD vem buscando espaço no mercado contra a Intel. Na Coreia do Sul, por exemplo, o mais recente levantamento mostra que a Intel teve uma queda na adoção equivalente a subida alcançada pela AMD.

No mês de junho, a Intel caiu mais de 10%, mais ou menos o mesmo nível de subida da AMD no mercado sul-coreano. Olhando para o passado, especificamente em meados do começo de 2023, o lado azul detinha quase 60% do mercado, com os pouco mais de 40% ficando com os Ryzen.

Proporcionalmente, os processadores Intel Core começaram a registrar queda a partir de abril do ano passado, no mesmo montante do crescimento dos AMD Ryzen. A coisa realmente muda de figura em agosto de 2023, quando a Intel cai cerca de 10%, quantidade parecida, de novo, com o crescimento da AMD.

Imagem: Danwana

Como podem ver no gráfico, essa equivalência no sobe e desce das empresas permanece até o fim do levantamento, que vai até junho deste ano. Isso acontece por conta do duopólio no mercado de processadores. Se você sai de um, precisa ir para o outro, já que é a única opção.

O resultado final mostra que a AMD passa de 55% da fatia de mercado de CPUs da Coreia do Sul, com a Intel ficando com menos de 45%, vantagem menor de quando os Intel Core estavam na liderança no ano passado.

Intel Core enfrenta problemas e AMD Ryzen com desempenho baixo

Não é novidade a situação atual da Intel com seus processadores Raptor Lake de 13ª e 14ª gerações. Não seria difícil imaginar que esse seria um fator que tenha contribuído para a queda na adoção dos processadores da empresa na Coreia do Sul.

Intel Core Raptor Lake

A mais recente atualização sobre essa situação dizia que a Intel havia estendido a garantia dos processadores afetados dessas gerações, além da troca, que acontece de formas diferentes dependendo de como o usuário adquiriu o processador, seja em compra em loja, com PC montado por loja ou OEM.

Esse levantamento da Coreia do Sul é referente a ao período anterior ao lançamento dos AMD Ryzen 9000, que aconteceu agora em agosto. Benchmarks pelo mundo, incluindo os nossos, mostram que os CPUs Zen 5 entregam desempenho aquém do esperado. Modificações de BIOS e uma possível alteração nas configurações desses processadores podem ser saídas para amenizar essa questão.

E você, usava Intel Core e trocou por AMD Ryzen ou vice-versa recentemente? Comenta aí.

Via: WCCFtech

Adicionar aos favoritos o Link permanente.