IMIGRAÇÃO: Noite de terça-feira terá Für Immer – Origens e muito mais atrações

A noite da próxima terça-feira (30) promete um tributo especial pelo Bicentenário da Imigração Alemã. A estreia do documentário Für Immer – Origens ocorrerá no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, a partir das 19 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site Blueticket. Para assistir, basta levar um quilo de alimento não perecível.

Bandinha Típica Alemã Bremen fará a recepção do público | abc+



Bandinha Típica Alemã Bremen fará a recepção do público

Foto: Divulgação

Além da exibição do filme, a organização preparou apresentações culturais da Camerata Ivoti, do Coro Júlio Kunz e da Invernada Adulta do Grupo Tradicionalista (GT) Sepé Tiaraju. Já a Bandinha Típica Alemã Bremen vai animar a recepção do público.

A Camerata Ivoti e o Coro Júlio Kunz inclusive integram o filme, pois canções e melodias interpretadas formam parte da trilha sonora.

A acomodação será por ordem de chegada. Então, a recomendação é para que as pessoas cheguem cedo para evitar contratempos.

O filme

Für Immer – Origens ressalta o início da imigração alemã, os lugares por onde as famílias passaram, com depoimentos de historiadores, pesquisadores e descendentes das famílias pioneiras.

A produção requereu muita pesquisa para fundamentar o roteiro e embasar a obra audiovisual, que acaba se tornando também um documento para a posteridade.

O documentário retrata as dificuldades que os desbravadores tiveram que enfrentar, as primeiras choupanas construídas nas matas e o início da formação das comunidades.

Com gravações realizadas em locais considerados de extrema importância para o início do processo imigratório, o longa-metragem é também uma homenagem a todas as famílias que arriscaram suas vidas e se agarraram na esperança, na força de vontade e na fé para sobreviverem em um ambiente até então desconhecido para elas.

Trilogia que reverencia teuto-brasileiros

Für Immer – Origens fecha a trilogia que presta homenagens aos teuto-brasileiros. A série de documentários foi iniciada em 2017, quando foi lançado Für Immer – Para Sempre, que destacou os legados deixados pelos imigrantes germânicos. O trabalho foi reconhecido cm o Prêmio ARI de Jornalismo, na categoria de reportagem cultural. O filme foi exibido inclusive em Trier, na Alemanha, em junho do ano seguinte.

A produção posterior foi Für Immer – Gerações, que enfatizou como os valores são transmitidos entre as famílias pioneiras e seus descendentes. O filme também teve estreia no Teatro Feevale e outras exibições públicas como na Feira do Livro de Dois Irmãos, no Kerb de Estância Velha, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo e na Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL).

Os documentários anteriores podem ser assistidos pelo YouTube ou no site www.furimmer.com.br.

Camerata Ivoti

Em comemoração aos 200 anos da imigração alemã, a Camerata Ivoti preparou um repertório mesclando obras eruditas de compositores alemães e obras que compuseram o programa “Paisagens Sonoras Brasileiras”, da 8ª Tournée pela Alemanha.

Camerata apresenta músicas eruditas e composições alemãs | abc+



Camerata apresenta músicas eruditas e composições alemãs

Foto: fotos Divulgação

A Camerata Ivoti tem como objetivos promover a inclusão social e o aprimoramento técnico e artístico bem como o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação à realidade cultural, tanto da região quanto do País e é uma orquestra que se renova anualmente.

Criada em 1994 e integrada por professores e alunos da Associação Pró Cultura Ivoti (Ascarte), é uma das três orquestras do programa de educação musical desenvolvido em parceria com o Instituto Ivoti.

Coro Júlio Kunz

O Coro Júlio Kunz é o mais antigo em funcionamento ininterrupto no Brasil. No dia 4 de maio de 1888 foi fundado o grupo de canto coral Gesangverein Frohsinn, no bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. Décadas depois, ocorreu a fusão entre Frohsinn, América Tênis Clube e Atiradores de Hamburgo Velho, dando origem à Sociedade Aliança.

Coro Júlio Kunz tem canções alemãs no repertório | abc+



Coro Júlio Kunz tem canções alemãs no repertório

Foto: Divulgação

O Coro Júlio Kunz desenvolve em 2024 uma coletânea de canções em língua alemã para comemorar os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

O repertório tem desde músicas de Bach, Brahms até Mendelsohn. São canções sacras como “Jesus bleibet meine Freude” e populares como “Erlaube mir feins Mädchen”. O Coro Júlio Kunz tem na preparação vocal Regina Machado Schaumlöffel, ao piano Letícia Arnold e na regência o maestro Volmir A. Jung.

Invernada do GT Sepé Tiaraju

A Invernada Adulta do Grupo Tradicionalista (GT) Sepé Tiaraju, de São Leopoldo, irá apresentar a coreografia e música com a temática “Tudo começa no Rio.” Esta temática foi criada para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) de 2023, onde conta a história dos primeiros imigrantes alemães que desembarcaram no Rio Grande do Sul.

Invernada Adulta do GT Sepé Tiaraju, de São Leopoldo, destaca coreografia especial em homenagem aos imigrantes | abc+



Invernada Adulta do GT Sepé Tiaraju, de São Leopoldo, destaca coreografia especial em homenagem aos imigrantes

Foto: Divulgação

Desta forma, os integrantes prestam uma homenagem a esse fato marcante que fez de São Leopoldo o berço da imigração alemã no Rio Grande do Sul.

Inscrições para a estreia

O quê: estreia do documentário Für Immer – Origens
Data e hora: dia 30 de julho, com receptivo às 19 horas
Local: o evento ocorrerá no Teatro Feevale: RS-239, em Novo Hamburgo
Valor: o evento é gratuito, mediante doação de 1 kg de alimento (levar no dia do evento)
Inscrições: no site da Blueticket. Aponte a câmera do seu celular para o QRCode para acessar a página do evento
Atrações: além da exibição do documentário, haverá intervenções artísticas e algumas surpresas no dia da estreia
Apresentação: Unimed Vale do Sinos e BRDE
Patrocínio Master: Sicredi, Instituto Ivoti e Rissul
Promoção: ABCmais
Realização: Grupo Sinos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.