Quadro de J. Borges foi presenteado por Lula ao Papa Francisco em visita ao Vaticano


‘Jesus, Maria e José. A Sagrada Família’ era uma das obras originais do artista pernambucano, que morreu nesta sexta-feira (26), aos 88 anos. Lula (PT) e o Papa Francisco trocam presentes no Vaticano
Vatican News/Divulgação
O artista e poeta pernambucano J. Borges morreu, aos 88 anos, na manhã desta sexta-feira (26), em Bezerros, no Agreste do estado. Conhecido pelas obras de xilogravura, que já ilustrou trabalhos de escritores como José Saramago e Eduardo Galeano, Borges também teve uma obra presenteada ao Papa Francisco pelo presidente Lula (PT).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O quadro foi presentado por Lula em junho de 2023, durante uma reunião em que o presidente e o pontífice debateram a guerra na Ucrânia, o combate à fome e mudanças climáticas.
“Jesus, Maria e José. A Sagrada Família” retrata a família com um Jesus criança, em frente a um céu repleto de estrelas e da lua. A obra tem 96 centímetros de altura e 66 centímetros de largura.
A venda da obra para o presidente da república foi feita por Edna Silva, nora de J. Borges, que trabalha no Memorial J. Borges, em Bezerros. Na época, ela contou que Lula comprava as obras com frequência, mas que não sabia que uma delas seria dada ao Papa.
Na ocasião, o pontífice entregou ao presidente uma obra de bronze feita nas oficinas do Vaticano, onde continua uma flor, um pássaro e a frase “a paz é uma flor frágil”, escrita em italiano.
Quem foi J. Borges
J. Borges em imagem de arquivo
Hermes da Costa Neto/Divulgação
José Francisco Borges ficou conhecido como J. Borges e trabalhou desde os 10 anos;
Foi pintor, cordelista, poeta e xilogravurista;
Depois de publicar um cordel em 1964, ele começou na xilogravura para ilustrar seus versos;
Dedicou a vida à arte, com imagens talhadas diretamente na madeira que ilustraram, de maneira original, a cultura nordestina;
Em 1990, foi convidado pelo uruguaio Eduardo Galeano para ilustrar a obra “As palavras andantes”;
Recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Brasil em 1999;
Em 2005, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco;
Em 2016, fez xilogravuras para ilustrar a republicação do album “O lagarto”, com texto do escritor português José Saramago.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.