PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana terá calor e chuva antes da massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas no RS

Sol, chuva, calor e frio. O fim de semana terá um pouco de tudo no Rio Grande do Sul. As temperaturas acima da média marcarão presença ainda nesta sexta e no sábado (27), mas o frio retorna ao Estado no início da próxima semana

PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana terá calor e chuva antes da massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas no RS | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana terá calor e chuva antes da massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas no RS

Foto: Paulo Pires/GES

A previsão da MetSul Meteorologia indica que o sol aparece entre nuvens durante toda a sexta-feira na Grande Porto Alegre. A tarde terá máximas ainda quentes, mas não tão altas como em outros dias desta semana. No Vale do Sinos, pode chegar a 25°C.

LEIA TAMBÉM: Marcha do crime e dois fuzilados: Cinco são presos por tráfico e execuções no Vale do Sinos 

No sábado, o sol ainda aparece, mas o tempo fica um pouco mais nebuloso. As temperaturas variam entre 12°C e 27°C, uma grande amplitude térmica.

Já no domingo (28), o tempo fica nublado na maioria dos municípios gaúchos. Isso porque uma frente fria ingressa no RS e aumenta a possibilidade de chuva. Com mais nuvens, as temperaturas serão mais baixas e não chegam nem a 20°C. Na região metropolitana, as temperaturas variam entre 12°C e 18°C. Na Serra, a mínima será de 8°C e a máxima de 15°C.

Queda nas temperaturas no início da semana

Uma massa de ar frio vai ingressar no território gaúcho entre domingo e segunda-feira, fazendo com que as mínimas e máximas fiquem menores no começo da semana após a passagem da frente fria que trará chuva no fim de semana. Com o frio, há chance de ventania no Sul e no Leste do Estado na segunda. Em pontos da costa e da Lagoa dos Patos, as rajadas podem ficar perto de 70 km/h.

A primeira metade da semana que vem terá temperaturas abaixo de zero em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, o Sul gaúcho, a Serra e Aparados.

Já faz frio no Oeste e no Sul gaúcho no começo da segunda-feira, mas as madrugadas mais frias no Sul do Brasil devem ser as de terça e quarta, quando são esperadas mínimas negativas. Em Porto Alegre e região metropolitana, o frio não será muito intenso, mas as temperaturas serão de um dígito.

As tardes não serão frias, uma vez que a influência do ar frio será de curta duração e logo o ar quente retornará ao território gaúcho.

CONFIRA: Leilão de dois aeroportos do interior do RS é cancelado; entenda o motivo 

Chance de geada

Com o tempo firme a partir de terça, há risco de geada no Sul do Brasil. Não é esperada geada generalizada como no último episódio frio, pois a incursão de frio é de menor intensidade e não haverá geada, por exemplo, em Porto Alegre ou nas praias, como se viu no final de junho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.