Epic Games remove Fortnite da Galaxy Store

A Epic Games anunciou a retirada de Fortnite e outros jogos da Galaxy Store. A medida, conforme explicou Tim Sweeney, CEO da empresa, é uma resposta direta à nova política da Samsung que impede o sideloading de aplicativos.

Leia mais

Essa nova política foi introduzida pela gigante da Coreia do Sul com a atualização One UI 6.0. Dessa forma, ela inclui uma funcionalidade chamada Auto Blocker, ativa por padrão na versão subsequente One UI 6.1.1.

O Auto Blocker é uma medida de segurança projetada para proteger usuários menos experientes contra a instalação de aplicativos potencialmente maliciosos. Geralmente, eles são provenientes de fontes não oficiais, como lojas de apps alternativas ou diretamente de arquivos APK disponibilizados na internet.

Fortnite: carros pagos trazem mais proteção que os gratuitos
Foto: Divulgação/Epic Games

Entretanto, com essa função ativada, dispositivos Galaxy que já vêm com One UI 6.1.1 não permitem o sideloading a menos que o usuário desative manualmente essa proteção nas configurações de privacidade e segurança do aparelho.

Tim Sweeney destacou que a nova política da Samsung cria barreiras para a instalação de lojas de aplicativos concorrentes. Assim, destacou que isso vai contra os esforços anteriores da Epic Games de promover a liberdade de escolha dos usuários na instalação de software.

Epic Games já entrou em outras brigas por Fortnite

Curiosamente, esta não é a primeira briga que a Epic Games se envolve. A empresa tem um histórico de disputas legais com gigantes do setor, como Apple e Google, justamente para permitir o sideloading e o uso de lojas de apps de terceiros.

Apesar da remoção dos jogos da loja da Samsung, a Epic Games assegura que continuará a oferecer suporte total aos dispositivos da Samsung e aos usuários que já possuem o Fortnite instalado via Galaxy Store.

Entretanto, a empresa encoraja novos usuários e aqueles que desejam reinstalar o jogo a desativar o Auto Blocker e baixar o Fortnite diretamente do site oficial da Epic Games. Por enquanto, esta é uma das soluções apresentadas para quem ainda quiser utilizar o battle royale nos dispositivos.

Fonte: SamMobile

Adicionar aos favoritos o Link permanente.