Joinville comemora 200 anos da imigração alemã com homenagens, música e dança tradicional

Há 200 anos, os primeiros imigrantes alemães chegaram a Joinville, no Norte de Santa Catarina. A chegada desse povo transformou a região, e até hoje, é possível perceber as influências culturais, arquitetônicas e sociais na cidade. Nessa quinta-feira (25), o município celebrou suas raízes em um evento especial repleto de homenagens, coral lírico, danças e gastronomia típica.

Coral lírico encantou o público  - Carlos Jr./ND

1
4

Coral lírico encantou o público – Carlos Jr./ND

Noite foi marcada por muita música típica  - Carlos Jr./ND

2
4

Noite foi marcada por muita música típica – Carlos Jr./ND

Danças também fizeram parte da festividade  - Carlos Jr./ND

3
4

Danças também fizeram parte da festividade – Carlos Jr./ND

A comemoração foi realizada na Sociedade Cultural Lírica - Carlos Jr./ND

4
4

A comemoração foi realizada na Sociedade Cultural Lírica – Carlos Jr./ND

A comemoração foi realizada na Sociedade Cultural Lírica, uma das instituições mais conhecidas pela preservação da tradição alemã na cidade. O evento começou às 19h30, com a apresentação do projeto “Vem Cantar”.

O coral, liderado pelo maestro Rafael Huch, encantou o público com um resgate cultural de músicas tradicionais, homenageando os imigrantes que chegaram à região há 200 anos. “É com muita gratidão que lembramos daqueles que nos precederam e construíram esta cidade”, disse o maestro.

Ainda segundo Huch, a influência da colonização alemã é evidente em vários aspectos da cidade. “A arquitetura, a organização urbana, os clubes culturais e sociais. Tudo isso molda a forma como Joinville se vê hoje. A marca deixada pelos imigrantes influencia nosso modo de viver e pensar”, afirmou.

Para enriquecer ainda mais a celebração, o Grupo Folclórico Windmühle subiu ao palco da Sociedade Cultural Lírica para apresentar uma dança típica da cultura alemã. Fundado em Joinville há 36 anos, o grupo trabalha para preservar as tradições dos imigrantes.

“Este é o momento de lembrar os desafios que os imigrantes enfrentaram para chegarmos onde estamos hoje. Se não fosse pelo meu antepassado que imigrou em 1863, eu não estaria aqui. É um momento de recordar e valorizar o que foi feito na época”, disse Luis Luckow, presidente do Comitê das Cidades Irmãs de Joinville.

Homenagens à imigração alemã

O cônsul honorário da Alemanha em Joinville, advogado Rodrigo Bornholdt, foi homenageado por sua atuação na cidade. Entidades e empresas que contribuem para a manutenção dos costumes alemães também foram reconhecidas.

“Vemos no Sul do Brasil muitas culturas que foram abraçadas, e uma delas é a cultura alemã. Mesmo antes da unificação da Alemanha, já existia uma nação alemã com uma língua comum e uma cultura rica em detalhes gastronômicos, musicais, teatrais e de dança, refletida nos costumes da nossa região”, destacou o cônsul.

Um dos destaques das homenagens foi o Grupo ND, reconhecido por seu trabalho em prol da conservação da cultura alemã. Recentemente, o grupo de comunicação lançou um projeto que revisita a história da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao país e celebra a herança cultural e social deixada por eles.

Diretor Silvano Silva recebe homenagem do Grupo ND - Carlos Jr./ND

1
4

Diretor Silvano Silva recebe homenagem do Grupo ND – Carlos Jr./ND

Luis Luckow, presidente do Comitê das Cidades Irmãs de Joinville - Carlos Jr./ND

2
4

Luis Luckow, presidente do Comitê das Cidades Irmãs de Joinville – Carlos Jr./ND

Estêvão Rudi Arntz, presidente da Sociedade Cultural Lírica de Joinville - Carlos Jr./ND

3
4

Estêvão Rudi Arntz, presidente da Sociedade Cultural Lírica de Joinville – Carlos Jr./ND

Historiadora Dolores Carolina Tomaselli
 - Carlos Jr./ND

4
4

Historiadora Dolores Carolina Tomaselli
– Carlos Jr./ND

“O trabalho está só começando. Essas comemorações dos 200 anos da imigração alemã terão grande destaque, e o Grupo ND realizará várias ações, principalmente editoriais. Vamos mostrar à comunidade toda a festa, a felicidade e também o trabalho e a dedicação dos alemães”, disse Silvano Silva, diretor regional do Grupo ND em Joinville.

“Essa união com diversas entidades fortalece cada vez mais a cultura aqui na cidade. Conseguimos propagar ainda mais com o apoio do Grupo ND e outras entidades”, destacou

.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.