
A Valve anunciou nesta segunda-feira uma importante atualização para Counter-Strike 2 (CS2), visando fortalecer as regras de competição nos servidores oficiais. A empresa proibiu o uso de automações via scripting ou hardware que possam substituir habilidades manuais essenciais dos jogadores, como o Snap Tap e binds multifuncionais.
Leia mais
- Atualização no Counter-Strike 2 traz mapa clássico de volta
- Counter-Strike comemora 25 anos de vida, dois a mais que o Adrenaline
- Skin rara de Counter-Strike é vendida por mais de US$ 1 milhão
Segundo comunicado da desenvolvedora, jogadores que utilizarem recursos que automatizam várias ações a partir de um único comando poderão ser expulsos das partidas nos servidores oficiais.
“Não vamos mais permitir a automação, via scripting ou hardware, que contorne essas habilidades essenciais e, a partir de agora, inicialmente e exclusivamente nos servidores oficiais da Valve, jogadores suspeitos de automatizar várias ações a partir de um único comando podem ser expulsos da partida”, disse em comunicado.

Além da função Snap Tap do teclado da Razer, a atualização também proibiu as conhecidas null-binds no Counter-Strike 2. Dessa forma, elas simulavam funcionalidades de teclados avançados. Além disso, também tornou ilegal o uso das binds de jump-throw.
Apesar da proibição destas últimas, a Valve já havia esclarecido que o movimento de jump-throw já é uma funcionalidade nativa do jogo desde março de 2023. Dessa forma, de acordo com a empresa, segue sendo executado de maneira consistente sem necessidade de scripts adicionais.
Valve dá detalhes sobre VacNet 3.0 no Counter-Strike 2
Mas isso não foi tudo. Isso porque além das proibições, a Valve anunciou o início dos testes de uma nova versão do sistema anti-cheat, o VacNet 3.0. Esta atualização está em fase inicial de testes em um conjunto limitado de partidas.
A desenvolvedora incentivou jogadores a reportarem qualquer problema ou inconsistência por e-mail. Em especial se acreditarem que partidas foram canceladas indevidamente. O VacNet é um sistema anti-cheat que visa detectar e prevenir trapaças durante as partidas.
Outras mudanças no horizonte, mas ainda não oficializadas, incluem a implementação de um novo sistema de matchmaking. De acordo com insiders, ele considera o Trust Factor dos jogadores na criação das salas. Ele tem como objetivo fazer com que jogadores com baixo índice de confiabilidade joguem entre si.
Fonte: Game Arena