Conhecida como ‘Paris dos Trópicos’, Manaus tem ligação histórica com capital francesa que sedia Olimpíadas em 2024; VÍDEO


Influências da cidade francesa fazem parte da história da capital amazonense e podem ser vistas até hoje em locais como o Teatro Amazonas, principal cartão postal manauara; vínculo de Manaus com Paris tem origem no século 19, durante o ciclo da borracha. Conhecida como ‘Paris dos Trópicos’, Manaus tem ligação histórica com capital francesa
“Paris dos Trópicos”. É assim que a cidade de Manaus, capital do Amazonas, passou a ser conhecida há muitos anos, no período áureo do Ciclo da Borracha, no fim do século 19. A cidade francesa que sedia os jogos Olímpicos de 2024 teve uma influência histórica sobre a capital amazonense tanto no estilo de vida, quanto nas construções históricas da cidade que chamam a atenção até os dias de hoje. Assista ao vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Nesta sexta-feira (26), Paris atrai olhares do mundo inteiro na abertura das Olimpíadas em 2024. Manaus, que carrega o apelido de “Paris dos Trópicos” também já recebeu jogos nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Na ocasião, a capital amazonense teve partidas de futebol, nas modalidades masculino e feminino, na Arena da Amazônia, principal estádio da cidade.
Influência histórica de Paris
Ao g1, o condutor cultural do Teatro Amazonas, Samir Torres, contou que no fim de 1919, a França, em especial a cidade de Paris, foi uma referência muito grande a ponto de influenciar a cultura e ditar tendências no mundo inteiro.
A Influência chegou até os lugares mais distantes, incluindo Manaus. Naquela época, a capital do Amazonas vivia o período áureo da borracha e enriqueceu com a produção e venda do insumo para o mundo. A cidade recebia investimentos do mercado internacional, bem como passou a receber muitos europeus que contribuíram com as construções históricas.
“Nesse período, esses estrangeiros que estavam aqui, de diferentes nacionalidades. Italianos, franceses, alemães, portugueses. Falavam uma língua, um idioma, que era o francês. Então, o mundo circulava em torno do francês para fazer negócios, como hoje a gente pensa no inglês, e a cultura da moda, o consumo, o que as pessoas comiam, o que as pessoas bebiam, e o próprio Teatro Amazonas”, contou.
Manaus durante período áureo da borracha, no fim do século 19.
Reprodução
Teatro Amazonas e suas referências parisienses
Um dos locais que carrega grande influência francesa na cidade é o Teatro Amazonas. Inaugurado em dezembro de 1896, o teatro é considerado o principal símbolo cultural e arquitetônico do estado.
Inicialmente, o Teatro Amazonas foi construído para receber espetáculos de ópera, que segundo Samir Torres, eram os principais eventos de socialização da época em Paris e na Europa. A população queria reproduzir a forma de vida parisiense na capital amazonense e, então, Manaus passou a ser chamada de “Paris dos Trópicos”.
“A gente tinha cerca de 40 mil pessoas morando aqui na cidade, e todo mundo tentando entrar nessa realidade, tentando reproduzir um pouquinho da vida parisiense de qualquer forma que fosse, com uma roupa, tentando falar francês. O Teatro Amazonas tinha essa conexão de ser o lugar de encontro da elite, então por isso que Manaus virou a ‘Paris dos Trópicos’. As ruas de Manaus ganharam um charme parisiense, e essa era a conexão. Viver uma vida parisiense, se você pudesse financiar isso, morando na cidade”, afirmou Samir Torres.
Projeto do Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, foi inspirado na Ópera Garnier de Paris
BBC
Vista atual do Teatro Amazonas em Manaus (AM)
Michael Dantas/Secretaria de Cultura
Mas as referências a Paris no Teatro Amazonas vão além da questão cultural e de vivência da população da época. Quem faz uma visita guiada ao local se impressiona com a beleza do salão de espetáculos. Ao olhar para o teto, é possível ver uma pintura de Crispim do Amaral que representa a base da Torre Eiffel vista de baixo.
“Quando você olha pra cima, se você estiver ao ar livre, você vai olhar pro céu. E é basicamente assim que foi a ideia do artista, Crispim do Amaral de que quando você está em baixo, você olhar para cima, você se sente em baixo da Torre Eiffel”, disse o condutor cultural.
Pintura no teto do Teatro Amazonas representa Torre Eiffel vista de baixo.
Camila Henriques
Samir Torres contou ainda que turistas franceses, brasileiros e também de outros países do mundo se surpreendem com a ligação do teto do salão de espetáculos com a torre de Paris.
“Europeus, os franceses quando vem pra cá e têm essa visão, e eu explico que isso acontece, eles se encantam. É muito legal ver como eles sentem que um pedaço da França foi feito no meio da floresta amazônica. O outro lado, quando um brasileiro está aqui, e até mesmo um morador do Amazonas visita o teatro, olha pra cima e vê, se sente embaixo da Torre Eiffel, ele se transporta para a França. Ela viaja para a França sem sair daqui”, afirmou.
O Teatro Amazonas foi construído com materiais trazidos de diversas partes da Europa. Na parte externa, a famosa cúpula do teatro, que representa a bandeira brasileira, foi construída com cerâmicas que vieram da França.
“Ela é revestida com telhas de cerâmica, que foram fabricadas na região da Alsácia. É uma região entre França e Alemanha, no território francês hoje. Então as telhas da cúpula do Teatro Amazonas são de cerâmica e foram extraídas da França. Então mais uma conexão com a cultura francesa”, lembrou Samir Torres.
Manaus 350 | Teatro Amazonas
Chico Batata
Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Outro lugar que carrega a referência histórica de Paris em Manaus é o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. O prédio também foi construído durante o período áureo da borracha e teve a estrutura importada da Europa.
A estrutura é uma réplica do mercado Les Halles, de Paris, e o responsável pelo projeto foi o engenheiro francês Gustave Eiffel, que também projetou e deu seu nome para a famosa Torre Eiffel de Paris.
Por ser um dos principais exemplares da arquitetura de ferro sem similar em todo o mundo, foi tombado como patrimônio histórico nacional pelo Iphan em 1987 e incluído no Livro das Belas Artes. O prédio foi interditado em 2006 para obras de restauro, sendo reaberto em 2013.
Mercado Adolpho Lisboa comemora 139 anos de história.
Divulgação/Prefeitura de Manaus
Foto sem data mostra açougueiros carregando peças de carne em Les Halles, que no passado foi um tradicional mercado de produtos alimentícios no centro de Paris
AFP
Olimpíadas em Paris
Paris é a cidade sede das Olimpíadas 2024. Esta é a terceira vez que a cidade recebe os jogos, que já foram realizados na capital da França nos anos de 1900 e 1924.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que terão a cerimônia de abertura nesta sexta-feira (26), marcam o centenário da VIII Olimpíada da era moderna, também realizada em Paris, em 1924.
Arena da Amazônia foi palco para Olimpíadas em 2016 em Manaus
Alex Pazuello
Adicionar aos favoritos o Link permanente.