Vazamento no reservatório do Mont Serrat assusta moradores de Florianópolis: ‘Não durmo mais’

O reservatório do Mont Serrat, em Florianópolis, está com um vazamento de água que ameaça moradores da comunidade. A estrutura é responsável por armazenar dois milhões de litros de água, que agora correm pelo morro e deterioram casas no caminho.

Vazamento ocorre há pelo menos um mês, afirmam moradores

Vazamento ocorre há pelo menos um mês, afirmam moradores – Foto: Balanço Geral/Reprodução/ND

Inaugurado em 1910, o reservatório do Mont Serrat foi o primeiro a ser construído em Florianópolis. Chamado de R0, as duas caixas da água do reservatório ficam localizadas próximo à praça do bairro.

Ao Balanço Geral, os moradores contaram que estavam desconfiados que o reservatório pudesse ter alguma rachadura. No entanto, uma equipe da Casan foi até o local e esvaziou a estrutura para uma inspeção na semana passada e não identificou nenhum problema. Mas uma fissura foi identificada em um dos canos que abastece as caixas d’água.

As marcas d’água que sai dessa fissura e atinge as residências da comunidade podem ser vistas na casa da Ana Lúcia Prats.

“A casa está deteriorando, mas a nossa saúde e a nossa integridade é que importam. Isso é um descaso, não olham pra gente”, protesta Ana. “A gente quer uma explicação sobre o eles [Casan] vão fazer, porque ninguém dorme, a gente tem medo”, fala a dona de casa.

Outra preocupação de quem vive próximo ao reservatório é o paredão de rocha que fica abaixo da caixa d ́água. No passado, uma cinta foi construída para reforçar a pedra e evitar o deslocamento. Com o vazamento contínuo, a estrutura foi prejudicada e é possível ver fissuras e ferros expostos na construção.

A casa de Eduardo de Castro Fettuccia é uma das afetadas pela água. Após um mês observando o vazamento atingir sua residência e a de vizinhos, ele dimensiona o tamanho do prejuízo.

“Esse caminho que a água está fazendo é abaixo dos alicerces de todas as casas. Esse paredão não tem uma fundação, está deslocando essas pedras e é muito grave”, afirmou o técnico de enfermagem.

Casan está consertando a tubulação

Após as denúncias, a Casan informou, nesta quinta-feira (25), que iniciou uma intervenção para o conserto da tubulação com vazamento. “Durante todo o dia uma equipe trabalhou com maquinários escavando o local, pois o reservatório possui duas tubulações de saída que ficam enterradas em profundidade e são responsáveis por abastecer os imóveis”, disse em nota.

A companhia relatou que os profissionais estão “isolando e preparando o local para efetuar o conserto da melhor forma” e, que por isso, não há previsão de conclusão do serviço, que poderá durar até sexta-feira.

A Companhia reforça que não há rachaduras no tanque ou qualquer problema que possa causar preocupação e risco aos moradores. “Na última semana, a unidade passou por limpeza e higienização periódica, como previsto nas ações de controle de qualidade da água, sendo constatado que está íntegra”.

Medo de uma tragédia atormenta moradores na reta do vazamento

Pela janela da sua casa na travessa Amador Gonçalves, Cecília Elisabeth da Silva vê a água do vazamento deteriorar seu imóvel há pelo menos um mês.

“Eu ouvi muito barulho de água, pensei que era temporal e saí para olhar. Era água da Casan que estava caindo aqui no terreno. Está dificultando porque está entrando umidade e estragando o banheiro pela segunda vez que tivemos que reformar”, conta a aposentada.

O medo de Cecília é de que ela e seus vizinhos sejam vítimas de um episódio como o rompimento do reservatório no Monte Cristo, ocorrido em 6 de setembro de 2023.

“O que a gente pede é que não aconteça conosco o que aconteceu no Monte Cristo, a gente é pobre comprou uma casa com sacrifício e hoje tô aqui dependendo que eles venham arrumar”, diz Cecília.

Ana Lúcia Prats teve a casa atingida pelo vazamento - Balanço Geral/Reprodução/ND

1
3

Ana Lúcia Prats teve a casa atingida pelo vazamento – Balanço Geral/Reprodução/ND

Eduardo de Castro Fettuccia expressa preocupação com a água que vaza do reservatório - Balanço Geral/Reprodução/ND

2
3

Eduardo de Castro Fettuccia expressa preocupação com a água que vaza do reservatório – Balanço Geral/Reprodução/ND

Cecília Elisabeth da Silva tem medo que uma tragédia aconteça - Balanço Geral/Reprodução/ND

3
3

Cecília Elisabeth da Silva tem medo que uma tragédia aconteça – Balanço Geral/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.