AMD compra a ZT Systems e avança na indústria de IAs

Após a aquisição da Silo AI, a AMD resolve investir ainda mais na indústria de inteligência artificial e também fechou uma negociação com a ZT Systems – que trabalha com design computacional e infraestrutura para IAs e nuvem de grandes empresas de tecnologia.

O contrato pode ser fechado em $4,9 bilhões e inclui uma mistura de dinheiro e ações – inclusive o pagamento de contingência de $400 milhões caso algumas métricas de desempenho forem atendidas durante o processo.

Divulgação/ZT Systems

A AMD tem um plano simples na indústria de IAs: alcançar a NVIDIA e se tornar uma das maiores corporações que trabalha com inteligência artificial no mercado – tanto em questão de software quanto em hardware.

Ainda que o objetivo esteja claro, alcançá-lo já será outra história. A corporação de Jensen Huang é um dos principais pilares da tecnologia hoje, principalmente pelas expectativas que forma com os próximos aceleradores B200, sua linha de servidores Blackwell e todo o ecossistema de IA que estão preparando ao lado do mercado.

AMD chatbot
Divulgação/AMD

Enquanto a AMD pretende incorporar os negócios de infraestrutura computacional da ZT Systems, eles não estão interessados na divisão da empresa que trabalha com a fabricação de infraestrutura para servidores – qual anunciou que buscará vender a um “parceiro estratégico”, sem citar nomes em específico.

Veja mais:

AMD
Divulgação/AMD

AMD e a indústria das IAs

A CEO da AMD, Dra. Lisa Su, afirma que a aquisição da ZT Systems vai auxiliar seu crescimento ainda mais dentro da indústria das IAs e que eles já tem ideia de como agrupar os projetos de ambas para se impulsionar.

Nossa aquisição da ZT Systems é o nosso próximo grande passo em uma estratégia a longo prazo em IA para trazer treinamento de liderança e soluções de inferência que podem ser rapidamente entregues em grande escala através da nuvem e clientes empresariais.

Dra. Lisa Su

AMD Computex 2024

A estratégia da AMD é se fortalecer ainda mais, trazendo aquisições que somem forças e ajudem a chegar ainda mais perto de sua concorrência no mercado.

A ZT adiciona design de sistemas e expertise em soluções para servidores de classe global, fortalecendo significativamente nossos sistemas de IA para data centers e capacidades de habilitação para nossos clientes. Esta aquisição também faz parte dos investimentos que realizamos para acelerar nossos hardwares de IA e roadmaps de software. Combinando nosso alto desempenho de aceleradores Instinct, CPU EPYC e portfólio de produtos de rede com o conhecimento de data centers da indústria da ZT Systems, a AMD vai conseguir entregar toda uma estrutura de servidores de inteligência artificial em grande escala no nosso ecossistema de fabricantes e consumidores

Dra. Lisa Su

Créditos: Pixabay

A ZT Systems não é nova no mercado

É importante notar que a ZT Systems atua no mercado desde 1994, com sede em Nova Jersey – Estados Unidos. Além da própria AMD, ela também já trabalhou ao lado de outras gigantes da indústria como a NVIDIA e a Intel – trazendo soluções para todas estas ao longo dos anos.

Sua área de cobertura é trazer soluções para design de servidores para áreas como processamento, armazenamento, GPU e aceleradores, computação de alto desempenho, 5G e computação de ponta.

O acordo entre a AMD e a ZT Systems deve ser finalizado no primeiro semestre de 2025.

Fonte: TechCrunch

Adicionar aos favoritos o Link permanente.