Atores exigem que trabalhos de captura de movimento sejam mais transparentes

Em um momento no qual atores que trabalham com videogames iniciaram uma greve para exigir um uso mais ético da inteligência artificial, outras demandas começaram a surgir com força. Um grupo de profissionais britânico passou a exigir que trabalhos que envolvem a captura de movimentos sejam mais transparentes em suas exigências.

O protesto é liderado por Jessica Jefferis, uma diretora de elenco que já trabalhou com a captura de movimentos para jogos no passado. Segundo ela, é comum que empresas trabalhem com termos muito amplos na hora de contratar, deixando de lado detalhes que podem causar constrangimento a uma pessoa.

Atores exigem que trabalhos de captura de movimento sejam mais transparentes
Foto: Divulgação/Ninja Theory

Recebíamos um e-mail ou uma ligação de um estúdio dizendo que precisavam de nós nesses dias para uma gravação. Essa era a única informação que recebíamos”, explicou. Segundo ela, não era incomum chegar ao local de trabalho e descobrir que era preciso gravar cenas com cunho sexual ou violento, incluindo cenas de estupro.

Oportunidades de captura de movimento devem ser mais transparentes

Jessica explica que, apesar de os trabalhos descritos por ela não envolverem nudez, eles ainda exigiam certa intimidade com outro ator e podiam ser constrangedores. Outro profissional entrevistado pela BBC, que preferiu o anonimato, afirmou que é comum que estúdios não expliquem antecipadamente a necessidade de gravar cenas com elementos explícitos.

A principal reclamação dos atores é que aqueles que trabalham na área de captura de movimento geralmente são forçados a assinar contratos sem saber o que vão fazer. Assim, eles se veem obrigados a participar de situação desconfortáveis, especialmente dado que essa é uma área com oportunidades limitadas.

Veja mais

Cientes disso, alguns estúdios, como a Larian, passaram a contratar consultores de intimidade para garantir que atores ficam confortáveis com as cenas que precisam gravar. No entanto, esse está longe de ser um padrão da indústria, o que tem motivado os protestos recentes dos profissionais que fazem parte dela.

Fonte: Eurogamer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.