Brechó Solidário multiplica solidariedade a vítimas da enchente em Campo Bom

O grupo de voluntários do Aquece RS, que durante a enchente de maio esteve na linha de frente nas doações em Campo Bom, organizou um brechó solidário neste domingo (18), no Salão de Eventos da Igreja Evangélica Luterana da cidade. Todo o valor arrecadado será destinado para a compra de móveis e itens domésticos para famílias atingidas pelas enchentes.

Voluntários do grupo Aquece RS | abc+



Voluntários do grupo Aquece RS

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Conforme explica uma das voluntárias, a auxiliar administrativa Rafaela de Mello, 25 anos, o trabalho começou no ginásio do CEI, quando o local virou um centro de distribuição de doações. Até então, muitos nem se conheciam, mas foi através da solidariedade que eles encontraram algo em comum.

“Todo mundo se encontrou no voluntariado para fazer o bem ao próximo. Decidimos seguir com o grupo e nos tornamos o Aquece RS, com distribuição de roupas, fraldas, travesseiros e agora os móveis”, destaca Rafaela. Segundo ela, as roupas já não eram mais um item de emergência e o grupo não tinha para onde destinar os itens, por isso tiveram a ideia de promover o brechó.

“Recebemos também muita doação de pessoas, de comerciantes da região que destinaram roupas novas para vendermos. Já ajudamos mais de 15 famílias com móveis”, conta. Entre as doações estão cozinhas, roupeiros e fogões.

Atualmente o grupo conta com 20 voluntários de Campo Bom e Sapiranga, e até agora já conseguiram arrecadar cerca de 20 mil reais com as doações recebidas através do pix do Aquece RS. No brechó deste domingo, o objetivo é conseguir mais 30 mil para compra de móveis.

Rafaela reforça que o grupo ainda segue precisando de voluntários. Aos que quiserem participar, podem entrar em contato através do Instagram @aquecers. “É muito importante que a gente siga ajudando e auxiliando as pessoas”, convida. Já para as famílias que estiverem precisando de itens para a casa, um formulário foi criado pelo grupo para a destinação das doações. Depois de preencher os dados, um voluntário entra em contato para entender a necessidade e a entrega dos itens.

Comunidade engajada

Quem aproveitou para contribuir com a iniciativa do grupo Aquece RS foi a servidora pública aposentada Fabiana Kellermann, 55, que foi ao culto e decidiu prestigiar. “Acompanhei o trabalho que elas fizeram no ginásio. São pessoas muito comprometidas e sérias. Hoje é domingo e estão aqui, deixando a família para vir aqui. Eu me emociono cada vez que eu vejo porque sei o quanto é importante e o quanto vai fazer a diferença”, ressalta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.