IPVA 2025: Ainda não pagou o imposto? Veja se há desconto para quitação em fevereiro

Quem não pagou o IPVA nos meses anteriores nem optou pelo parcelamento — que era possível realizar apenas até o dia 31 de janeiro —, não precisa se preocupar: em fevereiro, os motoristas ainda receberão descontos. Segundo o governo do Rio Grande do Sul, neste mês, a redução no valor total pode ser de até 22,4%.

IPVA 2025  | abc+



IPVA 2025

Foto: Wirestock/ Freepik

Para isso, é preciso fazer o pagamento em cota única até o dia 28.

A redução pela antecipação é de 3%, mas os proprietários de veículos podem chegar ao benefício máximo com os programas Bom Motorista e Bom Cidadão.

LEIA MAIS: Saiba quais são consequências para quem não pagar o IPTU e IPVA dentro do prazo

Em março, o desconto pela antecipação para quem for quitar o IPVA será de 1%. A redução poderá chegar a 20,8% com os programas de benefícios.

Neste ano, não há mais o calendário de vencimento escalonado por placas. Todos os proprietários devem estar com a situação regular até 30 de abril.

VEJA TAMBÉM: ONDA DE CALOR: Inmet emite novos alertas para o RS por conta das altas temperaturas

O pagamento pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo IPVA RS. Também é possível apresentar o código Renavam e a placa do carro na rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) ou lotéricas da Caixa Econômica Federal. Há ainda a opção por Pix, disponível em mais de 760 locais. 

A expectativa da Secretaria da Fazenda (Sefaz) é recolher R$ 5,6 bilhões brutos com o IPVA 2025, valor que é repartido, automaticamente, em 50% para o Estado e 50% para o município em que o veículo foi licenciado. Os números de veículos tributáveis e de arrecadação por cidade são divulgados semanalmente neste link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.