OpenAI anuncia Deep Research para ser seu analista de mercado

A OpenAI anunciou neste domingo (2) o Deep Research, novo agente de IA capaz de realizar buscas na internet para tarefas complexas. Apesar de fazer buscas, o produto não é um concorrente do Google ou uma nova versão do ChatGPT Search, ferramenta de pesquisa da OpenAI. O Deep Research está disponível para o ChatGPT Pro, mas será liberado em breve para assinantes do Plus e Team.

Como funciona o Deep Research?

No vídeo da sua demonstração, vemos que entre as funções do Deep Research está a de realizar análises de determinados assuntos após receber prompts dos usuários. Segundo a OpenAI, o Deep Research realiza em minutos tarefas que demorariam horas para serem feitas por pessoas. Este recurso utiliza o LLM o3 da própria empresa.

Por exemplo, se você quer uma análise da evolução da logística nos últimos anos basta pedir que o Deep Research realize essa pesquisa. A IA pesquisa fontes online, usando páginas da web, PDFs e até imagens — o usuário também pode subir arquivos para complementar a pesquisa. Basicamente o Deep Research funciona nesse cenário como um analista de mercado.

Para chegar no Deep Research a OpenAI desenvolveu esse novo LLM o3, focado justamente na realização dessas tarefas de análise de dados e navegação em páginas da web. Segundo a OpenAI, este LLM é mais um passo da empresa na busca pela inteligência artificial geral (AGI).

Deep Research não é 100% confiável

Naturalmente, como ocorre com os resultados das respostas das inteligências artificiais, a análise gerada pela Deep Research não é completamente confiável.  Na própria página do anúncio da ferramenta, a OpenAI destaca que ela pode alucinar ou gerar inferências erradas sobre o tópico desejado.

O Deep Research pode ter dificuldades em diferenciar rumores de informações precisas. Sendo uma ferramenta em estágio inicial, é natural existir problemas desse tipo. Contudo, a OpenAI afirma que os casos de alucinações e inferências erradas são menores do que os modelos no ChatGPT.

Por enquanto, os usuários do ChatGPT Pro podem usar 100 prompts do Deep Research por mês. A OpenAI reforça que seguirá aprimorando o recurso continuamente nos próximos meses.

OpenAI anuncia Deep Research para ser seu analista de mercado

Adicionar aos favoritos o Link permanente.