Arqueólogos encontram pedra que pode mudar a história

Durante escavações no norte de Israel, arqueólogos encontraram uma rara pedra de fonteira da Tetrarquia romana que pode revelar novos detalhes sobre administração do império romano.

No final do século 3 d.C., o Império Romano, sob governo de Diocleciano, introduziu o sistema da Tetrarquia, que dividia o vasto império entre quatro governantes.

Já a pedra que os arqueólogos encontraram em Israel é um marco de fronteira do Império Romano durante o período da Tetrarquia. Pedras de fronteiras tetrárquicas serviam para delimitar fronteiras agrárias entre vilas durante a divisão entre quatro regiões administrativas.

Em uma publicação na revista científica Palestine Exploration Quarterly, os arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém revelam que a pedra romana possui inscrições sobre a tributação e a administração da terra na região.

De acordo com a publicação, a pedra mede 1,1 metro de altura e está relativamente intacta devido à sua construção de basalto. Na pedra, há inscrições em grego citando duas novas vilas.

“A descoberta é um testemunho da reorganização meticulosa da administração do Império Romano durante a Tetrarquia. A pedra de fronteira do Império Romano que nossos arqueólogos encontraram revela não apenas informações sobre terras e tributação, mas também fornece uma conexão com as vidas dos indivíduos que viveram durante sistemas complexos há quase dois mil anos”, afirma Uzi Leibner, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Os arqueólogos descobriram a pedra de fronteira no sítio Abel Beth Maacah, sendo uma das 20 pedras romanas encontradas no Vale de Hula. A alta concentração de pedras de fronteira na região sugere o controle de terras por grupos pequenos de fazendeiros independentes.

Além disso, documentos da época indicam que o sistema de tributação da Tetrarquia afetou, consideravelmente, a população local. De acordo com Avner Ecker, um dos arqueólogos responsáveis pela descoberta, a pedra romana apresenta, pela primeira vez na história, o nome do censor imperial.

De acordo com Ecker, a pedra romana pode aprimorar o conhecimento sobre a história do Império Romano na região e seus impactos socioeconômicos.

The post Arqueólogos encontram pedra que pode mudar a história appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.