ONDA DE CALOR: Semana de temperatura excessiva com máxima de 43°C agrava risco para tempestades; veja alerta dos meteorologistas e do Inmet

As temperaturas começaram a aumentar neste domingo (2), em função da chegada de uma onda de calor no Rio Grande do Sul. Nos primeiros dias de fevereiro, as temperaturas podem atingir até 43°C e, conforme a MetSul Meteorologia, além de ter longa duração, com breve alívio no próximo fim de semana, trará tempestades severas.

Este período de calor excessivo está associado a uma bolha de calor no Norte da Argentina que, com os passar dos dias, ganhará potência.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Semana será de temperatura excessiva com máxima de 43°C no Rio Grande do Sul | abc+



Semana será de temperatura excessiva com máxima de 43°C no Rio Grande do Sul

Foto: PAULO PIRES/ges

Alertas do Inmet

Há um alerta laranja, de perigo, para onda de calor em boa parte do Estado, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este aviso segue até as 18 horas de quarta-feira (5). As áreas que devem ser atingidas são: sudoeste, centro ocidental, noroeste, região metropolitana, nordeste, centro oriental e sudeste. 

O Inmet possui ainda dois alertas ao RS, sendo um de baixa umidade, até as 19 horas, e outro de tempestade, até as 19h30 – este último contempla a grande Porto Alegre. Ambos são de cor amarela, que significa perigo potencial.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Alertas do Inmet para onda de calor, baixa umidade e tempestade | abc+



Alertas do Inmet para onda de calor, baixa umidade e tempestade

Foto: Inmet

O que esperar dos temporais

O calorão vai contribuir para a ocorrência de temporais isolados fortes a severos, mas os meteorologistas salientam que deve atingir poucos lugares e de forma muito isolada. Nas regiões atingidas, pode-se registrar destelhamentos, quedas de postes, árvores e cortes de energia elétrica.

Não se descarta ainda a presença de granizo de maior diâmetro e de fenômenos severos isolados de vento do tipo correntes descendente (downburst ou microexplosão). No entanto, não há como indicar quais são as cidades com maior probabilidade de tempestade.

Da região Sul do País, a metade norte gaúcha e o Paraná já podem registrar chuva neste domingo e na segunda-feira (3). Esta instabilidade aumentará na segunda metade da semana, especialmente na quinta (6) e na sexta (7). Entretanto, a chuva deve ser irregular e pessimamente distribuída, embora forte a intensa de forma muito localizada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.