Toneladas de lixo irregular são retiradas de área na Chácara dos Leões

A Prefeitura de São Leopoldo iniciou neste sábado (1º) a retirada de lixo da Rua Cora Coralina, na Chácara dos Leões, bairro Santos Dumont. A ação, comandada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) em conjunto com Meio Ambiente, Obras, Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) e Guarda Civil Municipal (GCM), está retirando toneladas de lixo acumulado há meses no local. A atividade deve seguir até segunda-feira (3).



Conforme a prefeitura leopoldense, o transtorno e as doenças que o lixo traz para as comunidades são motivo de preocupação. “Estamos agindo de forma imediata para limpar e trazer mais segurança para a população, em especial para o período de chuvas que se aproxima e esses resíduos podem causar sérios alagamentos” disse o prefeito, Heliomar Franco.

LEIA TAMBÉM: Operação Sossego fecha estabelecimentos irregulares e encerra evento com 500 pessoas

Apelo

A titular da Semurb, Cladis Magnani, faz um apelo à população. “O governo faz a parte dele e a população precisa fazer a parte dela, não jogando mais lixo nas vias públicas. Pedimos que as pessoas procurem os ecopontos e não joguem mais resíduos nesse local”, disse.

São Leopoldo possui três ecopontos – na Feitoria, Scharlau e Cohab Duque –, onde a população pode descartar materiais recicláveis, com até um metro cúbico de entulho.

Os resíduos foram transbordados e posteriormente serão destinados ao aterro licenciado, informou a prefeitura.

ONDA DE CALOR: Com termômetros em elevação, Inmet publica 3 alertas para o Rio Grande do Sul

Fiscalização será intensificada

A prefeitura leopoldense também divulgou que fiscalização a partir de agora será intensificada pela GCM, que irá multar quem descartar lixo em local irregular.

Só em janeiro, a prefeitura recolheu 12.880 toneladas de entulhos que a população está descartando e que estavam desde o ano passado nas ruas. “Esse lixo entope bueiros e causa alagamentos em dias de chuva”, afirma a secretária.

“O descarte de lixo irregular segue sendo crime ambiental e quem precisar de recolhimento pode ligar para ouvidoria pelo 156”, concluiu o texto da prefeitura. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.