A história dos tênis: como os calçados evoluíram em conforto e tecnologia ao longo dos anos


Eles cruzaram a fronteira dos esportes e se tornaram ícones de estilo e praticidade. Hoje, dá até pra calçar um tênis sem sequer usar as mãos. Skechers Hands Free Slip-Ins
O tênis é aquele calçado versátil que consegue unir conforto e estilo. A história por trás deste calçado coringa não é de hoje: ele vem se atualizando desde o século 19, quando foi criado para a prática esportiva. Nas últimas décadas, passou também a ser símbolo de jovialidade e vanguarda, conquistando adeptos do mundo inteiro.
A californiana Skechers, que começou a fazer parte dessa história ainda nos anos 90, vem apostando em alta tecnologia para oferecer ainda mais praticidade. Um exemplo disso é a exclusiva Skechers Hands Free Slip-Ins, uma tecnologia que permite calçar os tênis sem precisar se abaixar ou usar as mãos.
Confira uma timeline contando a evolução do calçado ao longo dos anos e o lugar da Skechers, a terceira maior marca de calçados esportivos do mundo, na produção de maior conforto aos entusiastas:
Anos 1920 – 1940: nesse período os tênis surgem como calçados esportivos básicos, predominantemente de lona e borracha, o que oferecia conforto bastante limitado aos atletas. Já no pós-guerra, os sneakers se tornaram mais democráticos: as pessoas começaram a praticar mais exercícios, o que aumentou a demanda pelo produto.
Anos 1950 – 1960: as empresas começam a introduzir solados mais robustos e palmilhas acolchoadas para melhorar o conforto durante a prática esportiva. Ao mesmo tempo, os calçados adentram as casas das famílias e passam a compor o visual de todos, incluindo crianças.
Décadas de 1970 – 1980: nos anos 70, as marcas começaram a focar em tecnologias de amortecimento, utilizando materiais como EVA para absorção de impacto, o que para atletas e entusiastas do esporte, foi um grande avanço.
Anos 1990 – 2000: os tênis entram definitivamente no mundo da moda e viram até artigos de luxo. Divas, boy-bands do pop e rappers consagrados desfilam os modelos que marcaram época. Em 1992, na Califórnia, a Skechers dá seus primeiros passos com uma produção inicial de botas utilitárias masculinas. Ao longo do tempo, a marca se tornou sinônimo de conforto e estilo.
Anos 2010 – presente: As últimas décadas foram especialmente marcadas por implementações de tecnologias que introduzem retorno de energia e materiais sintéticos avançados para proporcionar maior leveza e respirabilidade aos tênis.
A praticidade também ganha um incremento especial, um território bastante familiar à Skechers. Na frente de tecnologias de ponta voltadas aos calçados, a marca americana vem apostando em sua Skechers Hands Free Slip-ins, lançada em 2012: tecnologia exclusiva que permite calçar o tênis simplesmente colocando o pé e deslizando-o para frente.
É só calçar!
Graças à performance da tecnologia Slip-Ins, aplicada no contraforte (parte da área do calcanhar do sapato), os tênis fornecem o suporte necessário para que o pé se encaixe perfeitamente no calçado, sem que a parte traseira amasse ou dobre.
Outra tecnologia que complementa é a Heel Pillow, um tipo de almofada que garante extremo conforto à parte de trás dos pés e permite que eles fiquem seguros e firmes no lugar.
Conforto encontra tecnologia
Presente no Brasil desde 2013, Skechers vem se destacando no mercado nacional por um efeito que já está no DNA da marca: o de criar tênis com alto desempenho e conforto incomparável, aliando estética e tecnologia.
O fato de terem apostado nesses atributos ao longo dos anos levou a empreitada à 3ª colocação entre as maiores marcas de calçados esportivos do mundo.
Versátil e atemporal, Skechers tem calçados para todos em categorias diversas como caminhada, corrida, casual, infantil até trilhas e chinelos.
Os novos Skechers Hands Free Slip-ins estão disponíveis nas versões feminina, masculina e infantil nas 14 lojas da marca em seis estados e mais de 1.800 multimarcas físicas e online. Conheça mais sobre a Skechers!
A tecnologia Skechers Hands Free Slip-Ins permite calçar os tênis sem precisar se abaixar ou usar as mãos
Skechers/Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.