Capitão do Açaí: Conheça o vendedor vestido de marinheiro que anima a orla de Capão da Canoa

Para quem veraneia em Capão da Canoa, no litoral norte, o grito “Olha o açaí!” já se tornou uma tradição na faixa de areia. Mas, entre tantos vendedores ambulantes, um em especial se destaca por unir o lanche refrescante com um show à beira-mar, envolvendo música, dança e muita interação. Com vendedores fantasiados de marinheiros e um carrinho estilizado como um navio, o empreendimento conquistou os veranistas e virou febre no litoral.

Capitão do Açaí: Conheça o vendedor vestido de marinheiro que anima a orla de Capão da Canoa | abc+



Capitão do Açaí: Conheça o vendedor vestido de marinheiro que anima a orla de Capão da Canoa

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

O idealizador do projeto, Marcus Vinícius Alves da Silva, mais conhecido como Vinni Show, atua há mais de duas décadas como cerimonialista e apresentador de eventos. Em 2017, observando o crescimento do consumo de açaí, ele identificou uma oportunidade e decidiu criar um modelo de negócio inovador, transformando a simples venda do produto em um verdadeiro espetáculo itinerante.

LEIA TAMBÉM: Veranistas festejam ausência do chocolatão no litoral norte: “Está lindo”

“Eu queria investir e resolvi levar o açaí para a beira da praia com o meu personagem, o Capitão. A música entrou nisso por acaso: na primeira vez, usei para descontrair e chamar a atenção dos clientes e, quando percebi, já estava dançando. No final da música, o público aplaudiu. Pensei: ‘Algo especial está acontecendo aqui’. Repeti a experiência mais duas vezes e, na terceira, saudei a plateia no final. A mágica aconteceu, e desde então, não parei mais”, relembra.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Assim nasceu o Capitão do Açaí, que há oito anos vem conquistando espaço na orla e, recentemente, viralizou nas redes sociais com vídeos das apresentações compartilhados pelos clientes. “Ficamos surpresos com o alcance. As pessoas começaram a compartilhar, a nos marcar, e o fenômeno foi crescendo”.

Entre os vídeos que ganharam grande repercussão está o da modelo e ex-BBB de Novo Hamburgo, Bárbara Heck. A publicação feita por Bárbara alcançou 1,4 milhão de visualizações.

Música e dança como diferencial

O negócio, que começou com um único carrinho conduzido por Vinni e sua esposa, Michele Baptista, hoje conta com uma equipe de 12 funcionários e seis carrinhos circulando pela orla. Cada unidade é operada por dois vendedores uniformizados como marinheiros. “As duplas são formadas por um casal. Os ‘Capitães’, como chamamos os meninos, são profissionais da área de eventos e responsáveis pelo show, enquanto as gurias cuidam da administração do negócio”, explica o empreendedor.

Equipado com uma potente caixa de som, o carrinho se transforma em um verdadeiro palco ao som de Onda Onda, sucesso da banda Tchakabum. “As pessoas já conhecem a música e, aos poucos, vão se animando e entrando na dança”, conta Gabriela Moraes, de 41 anos, que trabalha ao lado de Vinni há cinco anos. Após a performance, ele percorre a praia com uma placa exibindo os preços, enquanto Gabriela atende os clientes. “Assim que a música para, a fila começa a se formar”, revela.

Conectando gerações

O segredo do sucesso? Segundo Vinni, é a capacidade de conectar diferentes públicos por meio da música e da alegria. “Nós escolhemos músicas atemporais, que fazem parte da memória afetiva das pessoas. Isso faz com que crianças, idosos e famílias inteiras entrem na brincadeira”, explica o empreendedor, que aposta na animação como ferramenta de vendas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.