Agência reguladora fiscaliza falta de água e Gramado após reclamações

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) esteve em Gramado, na quarta-feira (29), para vistoriar e fiscalizar a distribuição e entender a falta de água que tem afetado o município e Canela. A medida ocorre após constantes reclamações de moradores e de uma solicitação de acompanhamento por parte da prefeitura, ainda no fim de 2024. 

Meio Ambiente acompanha fiscalização da Agergs



Meio Ambiente acompanha fiscalização da Agergs

Foto: PMG/Divulgação

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE GRAMADO NO WHATSAPP

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente acompanhou a equipe da Diretoria de Qualidade dos Serviços da agência. A ação teve como objetivo verificar os motivos das constantes faltas de água e o cumprimento do Regulamento de Serviços de Água e Esgoto, que estabelece que a concessionária responsável – no caso a Corsan/Aegea – deve garantir o fornecimento com uma pressão mínima de 10 metros de coluna d’água (m.c.a) e uma pressão máxima de 50 m.c.a.

LEIA TAMBÉM: Turismo de Nova Petrópolis abre as portas para reunião com moradores; saiba detalhes

A pressão foi verificada em 11 pontos do município, entre os bairros Carniel, Floresta, Piratini, Moura, Dutra, Altos da Viação Férrea, Vila do Sol, Carahá, Planalto (Ipê Amarelo), Casagrande e Várzea Grande. Além disso, os técnicos da Agergs coletaram relatos dos moradores, que também servirão para embasar a adoção de medidas em busca da regularização dos serviços prestados pela Corsan.

“A Prefeitura de Gramado reforça seu compromisso com a segurança dos serviços essenciais para a população, atuando em parceria com os órgãos reguladores para garantir o cumprimento das normas e a prestação adequada dos serviços públicos”, destaca a secretária Cristiane Bandeira.

A Secretaria ressalta a importância do registro das reclamações através dos canais oficiais da Prefeitura e da Agergs, para sustentar ações fiscalizatórias mais frequentes no município.

VEJA AINDA: IPVA 2025: Pagamento em fevereiro garante desconto aos motoristas; saiba quanto

A comunidade pode fazer seus registros por meio do Fala Cidadão, no WhatsApp (54) 9 9941-7997.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.