Nova placa RAID da HighPoint suporta até 16 SSDs NVMe a 28GB/s

A HighPoint anunciou nessa semana a SSD7749M2, sua nova placa RAID para SSDs M.2 NVMe. O produto permite a conexão de até 16 SSDs M.2-2280 em RAID para performances de até 28GB/s e capacidades chegando em impressionantes 128TB.

O produto incorpora a tecnologia de switches da HighPoint para se conectar pela interface PCIe Gen4 x16, facilitando a instalação da placa em basicamente qualquer PC desktop. Mesmo assim, é evidente que se trata de uma solução voltada para PCs profissionais e produtividade.

Imagem mostra SSDs instalados na placa RAID da HighPoint.
Fonte: HighPoint

Apesar da praticidade da solução, há desvantagens. Não é todo drive de SSD que vai caber na placa RAID ou ter seu desempenho otimizado pela organização. A HighPoint recomenda drives Samsung 990 Pro ou Sabrent Rocket 4Plus.

Vista de fora, a nova placa RAID da HighPoint lembra uma enorme GPU. Ela conta com um fan mais visível no meio e outros dois meio ocultos na ponta. O revestimento é em alumínio com heatsinks integrados, e há diversas saídas para o ar quente. A fabricante promete que os ventiladores são de operação “ultra silenciosa”.

Imagem mostra sistema de resfriamento do produto.
Fonte: HighPoint

Por fim, a empresa ressalta que a SSD7749M2 acompanha seu Gen4 Data Security Suite, que oferece criptografia SafeStorage e boot seguro em nível de hardware. Tudo isso para evitar acesso indesejados aos dados dos SSDs e proteger contra a injeção de códigos maliciosos durante o boot.

Preço e disponibilidade da nova placa RAID

A HighPoint anunciou a versão básica de sua nova placa por US$ 1.999, chegando no final de agosto. Outras configurações com SSDs já instalados também serão oferecidas, mas a empresa ainda não falou de preços nesses casos.

Mais sobre SSDs:

É interessante lembrar que em 2018 a HighPoint anunciava solução parecida, comportando apenas 4 SSDs. Dois anos depois, em 2020, chegou a SSD7540, com suporte até 8 SSDs. Agora, alcançamos 16 drives com quase 130TB e velocidades beirando os 30GB/s.

Fonte: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.