IPTU: prazo para pagamento da cota única com desconto máximo encerra nesta sexta-feira

O prazo de pagamento em cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) encerra nesta sexta-feira (31) em São Leopoldo. A data é a mesma em Sapucaia do Sul e em Esteio. Os carnês foram distribuídos à população pelos Correios e estão disponíveis, também, nos sites das respectivas prefeituras.

Carnês foram distribuídos pelos Correios e podem ser acessados também pelos sites das prefeituras



Carnês foram distribuídos pelos Correios e podem ser acessados também pelos sites das prefeituras

Foto: Divulgação

Em São Leopoldo, quem pagar antes dessa data terá 10% de desconto no imposto. Mas quem não conseguir poderá pagar em cota única até o dia 25 de fevereiro, nesse caso com 7% de desconto. A cidade oferece, ainda, descontos de Bom Pagador para quem não possui débitos nos últimos três anos (12%), dois anos (10%) ou no último ano (8%).

Veja também: Leilão do Estado: área da antiga CEEE no Centro de São Leopoldo não teve interessados

Em Sapucaia do Sul, quem pagar a cota única até esta sexta-feira terá um desconto de 15%. Já em Esteio, os descontos podem chegar a 22% para quem manteve o pagamento em dia nos últimos três anos.

Para parcelar

Em São Leopoldo, o contribuinte pode parcelar o imposto em até 10 vezes, com vencimento da primeira parcela no dia 10 de março. Da mesma forma, o parcelamento ocorre em Sapucaia do Sul e em Esteio, com uma diferença na data de vencimento da primeira parcela, que ocorre no dia 10 de fevereiro nessas duas cidades.

O que acontece se não pagar?

Em caso de não pagamento do imposto, além de o cidadão perder o direito ao desconto de Bom Pagador no próximo ano, os valores devidos são inscritos em dívida ativa. Além disso, o imóvel do contribuinte que se eximir do pagamento pode até ser penhorado para garantir a arrecadação do valor devido pelo cidadão inadimplente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.