“É muita humilhação passar por isso de novo”: Em poucos minutos de chuva, casas voltam a ser alagadas em Novo Hamburgo

Um forte temporal atingiu o Vale do Sinos no fim da tarde desta terça-feira (28). Em poucos minutos, ruas do bairro Santo Afonso ficaram completamente alagadas e a água voltou a atingir casas que em maio do ano passado foram atingidas pela enchente.

Casa na Rua La Paz, no bairro Santo Afonso, foi atingida por alagamento nesta terça-feira (28) | abc+



Casa na Rua La Paz, no bairro Santo Afonso, foi atingida por alagamento nesta terça-feira (28)

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

“É uma humilhação passar por isso de novo”, desabafa uma moradora da Rua La Paz que preferiu não se identificar. Ela ainda contou que no ano passado ficaram 40 dias fora de casa e após aquele episódio a família levantou um degrau de 15 centímetros e hoje a água já estava no pátio.

Veja também: Temporal alaga campo do jogo de logo mais entre São José e Inter

Na Rua Honduras, os moradores Leandro Tatsch, 51, e Elisabete Tatsch, 57, relatam que em menos de 10 minutos o local já estava alagado. De acordo com eles, os bueiros não deram conta e a água começou a entrar na residência.

Moradores da Rua Honduras contam que em menos de 10 minutos já tava com a rua tomada. Bueiros sem dar conta e aí começou a entrar em casa | abc+



Moradores da Rua Honduras contam que em menos de 10 minutos já tava com a rua tomada. Bueiros sem dar conta e aí começou a entrar em casa

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Na esquina da Rua Honduras com a Cólon, Volni Morandini, 87, limpava os bueiros para ajudar a água a escorrer. “Isso que nem deu chuva de verdade. Se chover pra valer vamos perder tudo de novo”, disse.

Volni Morandini, 87 anos, limpando bueiros para ver se a afia escorre | abc+



Volni Morandini, 87 anos, limpando bueiros para ver se a afia escorre

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Uma idosa de 69 anos pediu ajuda para erguer os móveis da sua casa na Rua Caracas. “Por um milímetro não entrou. Agora estou tentando limpar bueiros também”, conta Lucia Supptitz. Na mesma rua, Edgar Klein, 62, diz que vai horas até a água baixar e poder sair de casa. 



A Defesa Civil de Novo Hamburgo disse que há pontos de alagamento no bairro Santo Afonso, mas que o levantamento será divulgado pela Prefeitura. A reportagem entrou em contato com a Administração Municipal, mas até a publicação não obteve a informação. O espaço está aberto aberto para manifestação. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.