Estátua de 2 mil anos é achada em saco de lixo na Grécia

Uma estátua de mármore de mais de dois mil anos foi encontrada em uma lata de lixo em uma cidade da região de Tessalônica, na Grécia.

De acordo com a polícia local, um morador encontrou a estátua em um saco de plástico perto de outras latas de lixo, no dia 18. O morador acionou a polícia, que revelou a estátua sem cabeça, representando uma mulher com um vestido.

No último dia 22, a Subdivisão de Combate ao Crime Organizado do Norte da Grécia anunciou que a estátua de 2.000 anos é do período helenístico.

O período Helenístico, que durou de 320 a 30 a.C., foi uma era de crescimento artístico e cultural na Grécia após as conquistas de Alexandre, o Grande.

Leia mais: Historiadores descobrem onde Alexandre se tornou “O Grande”

Durante esse período, a Grécia presenciou o boom de estátuas e esculturas. Posteriormente, arqueólogos confirmaram que a estátua encontrada no lixo é, de fato, do período helenístico, sendo uma prova do rico momento artístico da Grécia há dois mil anos.

Imagem: Polícia da Grécia/Reprodução

Conforme relata a agência de notícias Associated Press, a estátua possui 78 centímetros. O que poderia ser uma representação em menor escala de uma deusa da mitologia grega.

Após mais análises, a polícia vai transferir a estátua para a sede do órgão responsável pela preservação de antiguidades em Tessalônica. No entanto, a polícia da Grécia já abriu uma investigação para identificar quem jogou a estátua de dois mil anos no lixo.

A investigação da polícia abrange o tráfico de antiguidades na Grécia não apenas no crime organizado, mas também nas unidades de preservação patrimonial.

Os esforços da polícia da Grécia para descobrir como a estátua foi parar no lixo podem ter uma resposta nas descobertas arqueológicas acidentais. Em um país com uma história tão antiga quanto a Grécia, descobertas acidentais de artefatos são comuns durante construções públicas.

No mês passado, as autoridades revelaram mais de 300 mil artefatos históricos descobertos durante a construção do metrô de Tessalônica.

Assine a newsletter do Giz Brasil

The post Estátua de 2 mil anos é achada em saco de lixo na Grécia appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.