Nem puma, nem gato-do-mato: Defesa Civil de Taquara captura animal e desvenda mistério

Há duas semanas, moradores de Taquara se surpreenderam com a aparição de um felino na zona rural do município. O animal chegou a ser flagrado por câmeras de monitoramento e a Defesa Civil foi acionada. Segundo testemunhas, tratava-se de uma onça-parda, espécie também conhecida como puma. Outra hipótese era de que fosse um gato-do-mato. Porém, a identificação do felino só foi possível após sua captura, no dia 19 de janeiro.

Suposto puma encontrado em Taquara foi identificado como gato doméstico   | abc+



Suposto puma encontrado em Taquara foi identificado como gato doméstico

Foto: Defesa Civil/Prefeitura de Taquara

Para surpresa de quem se assustou com as imagens: o suposto puma foi identificado como, na verdade, um gato doméstico.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Segundo a prefeitura de Taquara, agentes fizeram o monitoramento de uma área na localidade de Santa Cruz da Concórdia, onde conseguiram capturar o animal. O felino foi encontrado nas proximidades de uma residência e, com o apoio do proprietário de um comércio local, foi possível pegá-lo.

Após a captura, a Defesa Civil entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) e com os biólogos da Secretaria do Meio Ambiente de Taquara, que identificaram o animal como sendo um gato doméstico, de aproximadamente dois anos e pesando aproximadamente 5 quilos.

LEIA TAMBÉM: Pessoas pisoteadas e desmaios: Pastor relata momentos de terror durante assassinato em frente a igreja com centenas de fiéis

O gato havia se habituado a viver no mato. Quando capturado, apresentava sinais de anemia e um porte magro. Nesta terça-feira (28), ele seguia sob cuidados da Defesa Civil e recebe medicação diária.

Depois do tratamento, ele será colocado para adoção. Como é muito arisco, o adotante deverá ter experiência com esse comportamento e terá que conquistá-lo aos poucos. Após a recuperação total, o felino será castrado.

CONFIRA: Reajuste do diesel deve ser aprovado nesta semana; veja estimativa de aumento e se gasolina e gás de cozinha serão afetados

Atualmente, o gato está com o coordenador da Defesa Civil, Alessandro Santos. Quem tiver interesse em adotá-lo futuramente, pode fazer contato pelo telefone (51) 98847-1509.

Veja o vídeo

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.