RTX 5060 Ti aparece com versões de 8GB e 16GB em registro da EEC

A NVIDIA pode repetir a dose da geração passada e oferecer duas variantes da RTX 5060 Ti com diferentes opções de capacidade em sua série Blackwell. A informação não é oficial, mas apareceu através de um registro na Comissão Econômica da Eurásia (EEC, sigla em inglês), que mostra modelos da RTX 5060 Ti com 8GB e com 16GB.

O registro foi feita pela Maxsun, uma das parceiras da NVIDIA, mostrando diversos modelos da mesma GPU. Contando opções de 16GB e de 8GB, aparecem mais de dez SKUs da RTX 5060 Ti no registro.

Captura do registro da RTX 5060 Ti na EEC
Fonte: Olrak

Como sempre, enquanto a NVIDIA não revelar oficialmente suas GPUs de entrada para a série RTX 50, é importante manter uma dose de ceticismo nesses rumores e vazamentos. Se a informação se confirmar, a RTX 5060 Ti de 16GB vai ter maior capacidade que a RTX 5070, que oferece 12GB. No entanto, é provável que as memórias no modelo mais acessível sejam equipadas no modo clamshell.

Vale lembrar que a RTX 4060 Ti também foi lançada em capacidades de 8GB e de 16GB, com uma diferença de US$ 100. Com as memórias GDDR7 mais caras, fica a questão de como elas poderiam impactar na diferença de preço entre as duas variantes.

Imagem de uma GPU GB200
Fonte: NVIDIA

RTX 5060 Ti levanta questionamentos sobre memória de 8GB

Jogos têm ficado muito exigentes da capacidade de memória das placas de vídeo, o que resulta na preocupação de usuários em relação a novas GPUs com 8GB de memória, como uma das possíveis versões da RTX 5060 Ti.

Ainda que seja na nova tecnologia GDDR7, a menor capacidade bruta de VRAM pode ter um impacto negativo em games mais atuais. Se a NVIDIA ainda planeja uma versão “não Ti” da placa, vale ressaltar que a RTX 5060 Ti de 8GB ainda será a opção mais de entrada na série RTX 50.

Notícias recomendadas:

A NVIDIA tem esperanças de que sua versão da tecnologia de renderização neural reduza em até um terço a demanda por memória de jogos modernos. A empresa talvez tenha esperanças de tornar o futuro recurso uma necessidade, assim como o DLSS já parece ter se tornado.

Via: Tom’s Hardware

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