Galaxy S25 Ultra ou iPhone 16 Pro Max: qual comprar agora?

Nesta semana, durante o evento Galaxy Unpacked, a Samsung apresentou ao mundo o Galaxy S25 Ultra, seu smartphone mais premium. O dispositivo teve hardware atualizado e também apresenta alguns novos recursos exclusivos alimentados por inteligência artificial (IA). Mas será que ele supera o iPhone 16 Pro Max?

Construção e display

O iPhone 16 Pro Max tem design bastante elegante e segue o mesmo padrão visual das gerações anteriores. No entanto, apresenta alguns elementos novos, como o botão de captura, por exemplo. Além disso, tem construção em materiais resistentes — com destaque para as molduras de titânio, mais resistentes a impactos e arranhões.

A “maçã” equipou o modelo com um display Super Retina XDR de 6,9 polegadas, com resolução de 2868 x 1320 pixels e taxa de atualização adaptativa de até 120 Hz. Segundo informações divulgadas pela big tech, o aparelho tem brilho máximo de 2.000 nits, o que é bastante satisfatório para um aparelho premium.

O dispositivo da Samsung, por sua vez, recebeu uma atualização de design e agora apresenta cantos um pouco mais arredondados. Assim como o aparelho da Apple, a estrutura lateral é construída em titânio, o que visualmente contribui para oferecer um visual mais sofisticado ao aparelho.

A tela também tem 6,9 polegadas, com resolução de 1440 x 3120 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. Embora, na prática, os dois displays sejam muito parecidos, o Galaxy S25 Ultra leva a melhor em brilho, que chega a 2.600 nits, superando assim o concorrente.

Câmeras

No quesito câmeras, os dois modelos estão posicionados entre os melhores do segmento topo de linha. Além do hardware de ótima qualidade, conta com sensores modernos e potentes. Aliás, o software de processamento das capturas é capaz de entregar excelentes resultados aos usuários.

O conjunto triplo do dispositivo da Apple conta com sensor principal de 48 MP com estabilização óptica de imagem, ultrawide de 48 MP e telefoto de 12 MP. É importante destacar também a câmera frontal, que é capaz de fazer um excelente trabalho capturando autorretratos com seus 12 MP.

O aparelho da sul-coreana é um concorrente e tanto para a gigante de Cupertino. A empresa apostou mais uma vez em um poderoso sensor principal de 200 MP, sucesso nas gerações anteriores. O smartphone premium ainda possui sensores ultrawide de 50 MP e dois teleobjetivos, de 50 MP e 10 MP.

Desempenho

O principal destaque no hardware do iPhone 16 Pro Max é o chip A18 Pro, que oferece alto desempenho para tarefas mais exigentes, com destaque para a execução local recursos de inteligência artificial, ou seja, sem necessidade de processamento em servidores externos.

É importante destacar que o aparelho ainda conta com suporte para a tecnologia Ray Tracing, que renderiza efeitos de iluminação mais realistas em tempo real em games, e também é capaz de executar títulos AAA, desenvolvidos originalmente para consoles — PlayStation e Xbox, por exemplo — e PC.

O Galaxy S25 Ultra ostenta o poderoso Snapdragon 8 Elite, a plataforma topo de linha da Qualcomm. Além de desempenho significativamente maior que seu antecessor em termos de CPU e GPU, ele ainda oferece melhor performance processando modelos de IA.

Na prática os dois chips são alguns dos melhores disponíveis no mercado de aparelhos mobile e pode se dizer que têm processamento equivalente. No entanto, o componente desenvolvido pela Qualcomm possui uma arquitetura um pouco mais moderna e leva a melhor quando é exigido em multitarefa, por exemplo.

Bateria

Motivo de piada por muitos anos, a Apple se esforçou bastante para abandonar o estigma negativo de fabricar dispositivos com pouca autonomia de energia — pelo menos nos modelos Pro Max. O modelo mais recente conta com uma bateria 4.685 mAh, a maior da história dos iPhones, que pode durar até 33 horas, segundo a fabricante.

Já o dispositivo da Samsung, assim como nos anos anteriores tem investido em bateria. Com 5.000 mAh, ele é capaz de reproduzir vídeos ininterruptamente por até 31 horas. Isso significa que bateria não será um problema para os usuários do dispositivo.

Além da capacidade da bateria é importante ficar de olho na potência de carregamento suportada por cada aparelho. O iPhone 16 Pro Max conta com compatibilidade para recargas de até 30 W em com fio e 15 W sem fio. Enquanto o Galaxy S25 Ultra oferece até 45 W com fio e 25 W sem.

Software

A Apple afirma que o iOS 18 é a maior atualização da história. Além de oferecer maior personalização para os usuários, tem suporte para ferramentas alimentadas por inteligência artificial, mas nem todos os recursos anunciados estão disponíveis, uma vez que o lançamento será gradativo e deve se estender pelos próximos meses.

A Samsung apresentou a One UI 7, nova versão de sua interface de usuário baseada no Android nesta semana. A atualização mais recente também é bastante profunda. Ela traz o redesign em ícones e widgets, algumas funções inspiradas no iOS, como a “Now Bar” (uma espécie de “Dynamic Island”), e novas funções de inteligência artificial.

Os dois sistemas operacionais são excelentes e, na prática, o que vai pesar nesta escolha é a preferência pessoal de cada usuário. Algumas pessoas estão mais familiarizadas com o sistema Android e outras já estão muito bem aclimatadas ao iOS e suas ferramentas. A recomendação é escolher o que melhor atende às necessidades do dia a dia e é mais agradável ao manusear.

Qual smartphone vale a pena comprar?

Ambos os dispositivos estão entre os melhores representantes da categoria premium. Eles oferecem software intuitivo e fluido, hardware bastante poderoso, câmeras potentes e suporte para ferramentas alimentadas por IA, uma das grandes tendências do mundo da tecnologia.

Assim como na questão de software, as preferências pessoais vão pesar bastante na hora da escolha. Normalmente, quem está inserido no ecossistema da Apple e possui outros dispositivos da marca, como smartwatches e fones sem fio, por exemplo, vai optar pelo iPhone. O mesmo pode ocorrer com que já está dentro do ecossistema Galaxy.

Os aparelhos também têm preço muito parecido. Porém, no momento do fechamento desta matéria, a versão de 256 GB do iPhone 16 Pro Max está ligeiramente mais barata que a versão mais acessível do Galaxy S25 Ultra. Recém-lançado, o dispositivo da Samsung é um pouco mais caro. Porém, ele deve se desvalorizar nos próximos meses.

Para saber mais detalhes, acesse as páginas dos produtos na Amazon:

The post Galaxy S25 Ultra ou iPhone 16 Pro Max: qual comprar agora? appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.