Incêndio da boate Kiss completa 12 anos; data é marcada por homenagens em Santa Maria

A tragédia da boate Kiss completou 12 anos nesta segunda-feira (27). Em 2013, o Rio Grande do Sul teve a maior tragédia de sua história na casa noturna de Santa Maria, com 242 mortes e mais de 600 feridos. 

Incêndio da Boate Kiss completa 12 anos; data é marcada por homenagens em Santa Maria | abc+



Incêndio da Boate Kiss completa 12 anos; data é marcada por homenagens em Santa Maria

Foto: Prefeitura de Santa Maria

O domingo (26) e esta segunda-feira (27) são marcados por homenagens. A Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Coletivo Kiss: Que Não se Repita fazem atividades em alusão aos 12 anos da tragédia. A programação conta com painéis de discussão, exposição fotográfica e a tradicional vigília com a leitura dos nomes das vítimas da Kiss.

LEIA TAMBÉM: Bombeiros mortos em acidente na Rota do Sol terão despedidas com honras militares; veja onde serão os velórios 

Incêndio da Boate Kiss completa 12 anos; data é marcada por homenagens em Santa Maria | abc+



Incêndio da Boate Kiss completa 12 anos; data é marcada por homenagens em Santa Maria

Foto: Prefeitura de Santa Maria

As atividades iniciaram na noite de domingo com o acolhimento na Tenda da Vigília (Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul), seguida pela caminhada até o local onde está sendo construído o memorial em homenagem às vítimas, na Rua dos Andradas. 

Nesta segunda-feira, as atividades ocorrem na Praça Saldanha Marinho. Durante a programação, ocorrerá a exposição “Sobrevivi para contar”, mostra fotográfica.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Memorial

A obra iniciou em julho de 2024, com o recolhimento de itens classificados pela AVTSM e que farão parte do acervo do memorial, desmonte e retirada de entulhos. A presença de um andar subterrâneo na edificação vizinha, constatada durante a limpeza do terreno, exigiu estudos técnicos adicionais para assegurar que a execução dos serviços não interferisse nas propriedades adjacentes.

A partir disso, foram atualizados os projetos arquitetônicos e o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e, atualmente, a obra avança conforme o cronograma. As caixarias – estruturas temporárias de madeira usada na construção civil para moldar concreto – estão em vias de conclusão. A concretagem estrutural iniciará na próxima terça-feira (28). Após isso, em fevereiro, começa a construção de alvenaria, etapa que deverá se estender até o mês de março.

CONFIRA: PREVISÃO DO TEMPO: Calor e piora da estiagem marcam início da semana no Rio Grande do Sul

“A obra em nenhum momento esteve parada. Durante todo o período em que foram necessárias as adaptações dos projetos, nós sempre seguimos com os trabalhos que não seriam afetados pelos ajustes. Com a alvenaria levantada, a execução dos serviços poderá avançar em várias frentes ao mesmo tempo”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Econômico e gestor do contrato da obra, Jéferson Nunes.

O memorial terá 383,65m² de área total construída distribuída em um único pavimento e inclui sala de escritório, sala multiuso, auditório, banheiros masculino e feminino, acessos ao auditório, depósito, área técnica, varanda e um jardim naturalista circular de flores. Ao redor do jardim, haverá 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.