PREVISÃO DO TEMPO: Calor e piora da estiagem marcam início da semana no Rio Grande do Sul

Mesmo que a chuva da última semana tenha trazido um pequeno alívio para a estiagem em regiões do Rio Grande do Sul, o problema se agrava nos próximos dias. O motivo é que a precipitação foi muito irregular. Assim, o déficit hídrico associado à estiagem prossegue no Estado trazendo perdas na agricultura. 

PREVISÃO DO TEMPO: Calor e piora da estiagem marcam início da semana no Rio Grande do Sul | abc+



PREVISÃO DO TEMPO: Calor e piora da estiagem marcam início da semana no Rio Grande do Sul

Foto: Júlia Soares/Ascom SDR

Nesta segunda-feira (27), chove apenas em alguns pontos da Serra gaúcha, de forma isolada. Conforme a MetSul Meteorologia, o sol aparece entre nuvens na Grande Porto Alegre. Hoje será mais um dia quente, com máxima de até 34°C nos vales do Sinos, Caí e Paranhana. 

LEIA TAMBÉM: NOTA FISCAL GAÚCHA: Programa vai distribuir R$ 200 mil nesta semana; veja quem participa 

O tempo firme na região metropolitana segue até, pelo menos, a quarta-feira (29). Até o fim da semana, são previstas máximas acima de 30°C.

Já o Oeste do RS, pode ter máximas entre 36ºC e 39ºC nesta primeira metade da semana.

CONFIRA: Turistas sofrem fraturas após queda em conhecida cascata da região; veja fotos do resgate

Estiagem

Os maiores acumulados do final da semana passada foram registrados na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte do Estado, onde diversos pontos somaram mais de 50 mm com pancadas mal distribuídas. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram entre quinta-feira e o domingo acumulados de 68 mm em São Borja, 56 mm em Passo Fundo, 54 mm em Erechim, 49 mm em Frederico Westphalen, 48 mm em Santa Rosa, 43 mm em Uruguaiana e 40 mm em Porto Alegre (Belém Novo).

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

A previsão do tempo para a semana que se inicia indica pouca chuva. “Seguirá muito irregular e com volumes baixos na maior parte do Estado. Com isso, não será surpresa se o número de municípios em situação de emergência devido às perdas provocadas pela estiagem aumentar no decorrer da semana e ainda na próxima semana”, explica a MetSul.

A Metade Norte do Rio Grande do Sul, principalmente em áreas próximas de Santa Catarina, será a região com mais chuva dos próximos dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.