Vídeo flagra exato momento em que raio atinge aeroporto; outro raio caiu em um avião

A tempestade da tarde desta sexta-feira (24) que provocou muitos transtornos na cidade de São Paulo atingiu também a maior região metropolitana do País. No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Garulhos, câmeras flagraram cenas impressionantes de raios caindo no próprio aeroporto e em um avião Airbus A350 da British Airways.

RÁDIO AO VIVO: Clique aqui e curta a seleção musical de fim de semana da ABC 103.3 FM

Câmera flagra momento que raio atinge taxiway do Aeroporto Internacional de Guarulhos | abc+



Câmera flagra momento que raio atinge taxiway do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Foto: Reprodução

Uma das cenas foi divulgada neste sábado (25) pelo canal Golf Oscar Romeu no YouTube. O vídeo mostra um avião taxiando em uma das cabeceiras quando um raio atinge o solo. Aparentemente o raio atinge uma das taxiways do aeroporto. A operação do mais movimentado aeroporto do Brasil não foi prejudicada. No momento do registro os pilotos reportavam à torre de controle um quadro de chuva moderada e vento.

Também na tarde desta sexta-feira uma câmera do próprio Aeroporto de Guarulhos, instalada no alto do terminal 3, registrou o momento em que um raio atinge o Airbus A350 da British Airways de matrícula G-XWBE. O avião estava parado em um ponto de embarque e desembarque de passageiros.

Airbus A350 é atingido por raio no pátio do Aeroporto Internacional de São Paulo | abc+



Airbus A350 é atingido por raio no pátio do Aeroporto Internacional de São Paulo

Foto: Reprodução

Após o incidente, o avião precisou passar por uma inspeção completa. A vistoria acabou atrasando em seis horas e meia o voo BA-246, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres. A incidência de raios em aviões é algo relativamente comum e na maioria dos casos não oferece qualquer tipo de risco. Os aviões inclusive são projetados para enfrentar essas situações.

A construção das aeronaves inclui características que permitem a rápida dissipação da carga elétrica gerada por um impacto de raio. A fuselagem metálica funciona como uma “gaiola de Faraday”, distribuindo a energia em sua superfície externa e minimizando danos aos sistemas internos.

Os motores são igualmente projetados para resistir a impactos elétricos, com componentes que impedem a condução elétrica para partes vulneráveis. Os sistemas elétricos e eletrônicos a bordo possuem proteções específicas, assegurando que operações críticas e a segurança dos voos não sejam comprometidas.

Mesmo assim, quando situações como a desta sexta-feira ocorrem, as companhias aéreas tratam com extremo rigor. A aeronave é imediatamente retirada das operações até que uma inspeção completa seja realizada. Todos os sistemas são detalhadamente verificados para verificar se os sistemas de proteção agiram corretamente.

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.