Mod controverso de Final Fantasy XIV pode ser banido, e Square Enix considera processo

Naoki Yoshida, diretor de Final Fantasy XIV, publicou pessoalmente um post no fórum do game para falar de mods controversos que têm invadido a privacidade de jogadores. Ele afirmou que a Square Enix considera exigir a remoção da ferramenta de plataformas de downloads de mods e e a possibilidade de iniciar um processo legal contra seus criadores.

O mod em questão é conhecido como PlayScope. Ele é usado para revelar detalhes das contas de jogadores de Final Fantasy XIV que normalmente não são públicos. São informações como horas jogadas, personagens criados na conta, e lugares que o jogador visita no game.

Captura de tela do post de Naoki Yoshida sobre mods.
Fonte: Fórum de FFXIV

Ou seja, dados realmente privados das pessoas por trás das contas não são revelados, e isso é algo que Yoshida enfatizou em seu post: “Além das informações do personagem que podem ser verificadas no jogo e na Lodestone, recebemos preocupações de que informações registradas na conta da Square Enix de um usuário, como seu endereço e informações de pagamento, também poderiam ser expostos com essa ferramenta. Por favor, fiquem tranquilos de que não é possível acessar essas informações usando essas ferramentas de terceiros.”

Final Fantasy XIV proíbe o uso de qualquer tipo de mod

Em seu post, Yoshida relembra que nenhum tipo de “ferramenta de terceiros” é permitido em Final Fantasy XIV. Os mods, segundo ele, “podem ameaçar a segurança de outros jogadores”. Seu uso é proibido pelo acordo de uso do game e a Square Enix vai “continuar a se colocar firmemente contra seu uso”.

Chama a atenção, no entanto, que a produtora não foi enfática a respeito de suas possíveis soluções contra o PlayScope e similares. Yoshida dá a entender que ainda estão se decidindo em como prosseguir, o que entra em contraste a uma “firme posição” contra os mods.

Curandeiros de Final Fantasy XIV planejam greve na estreia de Dawntrail
Foto: Divulgação/Square Enix

Notícias relacionadas:

A situação acaba nos fazendo lembrar do pedido cordial do diretor de Final Fantasy VII Rebirth, para que não sejam criados “mods inadequados” no game.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.