Temporais voltam a causar estragos no Rio Grande do Sul; veja o que esperar do sábado

Pelo segundo dia consecutivo temporais causam estragos no Rio Grande do Sul. Na tarde desta sexta-feira (24), cidades gaúchas foram atingidas por vendavais isolados e chuva forte localizada. Conforme a MetSul Meteorologia, a instabilidade foi mais intensa em municípios da metade Oeste do Estado. A empresa especializada em meteorologia ainda informa que na noite desta sexta áreas de instabilidade mais fortes atuam no Noroeste

Temporal causou estragos em Uruguaiana nesta sexta-feira (24) | abc+



Temporal causou estragos em Uruguaiana nesta sexta-feira (24)

Foto: Prefeitura de Uruguaiana

“Fortes áreas de instabilidade que avançaram da províncias de Corrientes (Argentina) e do departamento uruguaio de Artigas atingiram o extremo Oeste do Rio Grande do Sul com chuva forte e vendaval”, explica a MetSul. 

Após uma manhã marcada por forte calor e intenso abafamento, por volta das 14h30 um forte temporal atingiu Uruguaiana. Por lá, a temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi de 35,9ºC. 

O temporal na cidade da fronteira foi acompanhado de fortes a intensas rajadas de vento, que conforme boletim divulgado pelo Aeroporto Internacional Rubem Berta, atingiram 94 km/h. O vendaval causou danos na zona urbana e também em áreas rurais da cidade. 

Moradores da localidade de Imbaá relataram à radio local que postes caíram por conta das rajadas. Na zona urbana, o vento derrubou árvores e galhos nas ruas. De acordo com a prefeitura, foram registradas quedas de árvores no Parcão, na Rua Dr. Maia entre Duque e XV, no Abrigo Municipal de Cães; queda de poste na Rua Joaquim Murtinho próximo aos trilhos; e o rompimento da cobertura da Concha Acústica César Passarinho.

Equipes da prefeitura trabalham na limpeza dos pontos atingidos. A RGE informou que atua para atender o reestabelecimento de energia elétrica e na retirada de fios caídos em vias públicas. 

Apesar dos transtornos pela tempestade, a chuva foi comemorada por moradores da cidade. Segundo a MetSul, não chovia em Uruguaiana desde dezembro, o que levou o município a decretar situação de emergência por conta da estiagem. 

“Justamente o solo muito seco pela estiagem fez com que na chegada do vendaval durante a tarde desta sexta-feira se formasse grandes nuvens de poeira nas áreas urbanas e rural do município”, pontua a Metsul. 

Acumulados de chuva em dois dias 

A MetSul já previa que o Estado tivesse chuva irregular entre ontem e hoje. No entanto, pontos do território gaúcho tiveram chuva forte enquanto em várias cidades do Leste gaúcho sequer choveu. 

Os acumulados na rede oficial do Inmet até o começo da noite desta sexta-feira foi de 

57 mm em São Borja, 50 mm em Erechim, 42 mm em Uruguaiana, 41 mm em Santa Rosa, 37 mm em Soledade, 28 mm em São Gabriel, e 25 mm em São Vicente do Sul e Livramento.

O que esperar do sábado? 

O sábado (25) deve ser mais um dia de instabilidade no RS. Conforme a MetSul, o dia terá sol e nuvens com período de maior nebulosidade em muitas cidades gaúchas. “Ar quente e úmido de origem tropical segue atuando no território gaúcho e traz um dia bastante abafado”, observam os meteorologistas. 

Porém, a combinação de calor e umidade outra vez favorece a formação de áreas de instabilidade com chuva irregular e mal distribuída, embora isoladamente e com risco de temporal. “Chance maior de instabilidade na faixa central e na Metade Norte do estado. O calor prossegue com as maiores máximas previstas para localidades no Oeste gaúcho”, finaliza a MetSul. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.