Evento reúne comunidade em manhã dedicada à saúde mental

Em alusão ao janeiro branco, mês dedicado a conscientização sobre a saúde mental e emocional, a Prefeitura de Novo Hamburgo realizou, na manhã desta sexta-feira (24), no Parque Henrique Luis Roessler (Parcão), um evento dedicado aos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da cidade. A atividade contou com apresentações culturais, aulas de funcional e relaxamento, além de oficinas e orientação sobre serviços de saúde mental e práticas de autocuidado.

Dia dedicado à saúde mental teve várias atividades no Parcão em Novo Hamburgo  | abc+



Dia dedicado à saúde mental teve várias atividades no Parcão em Novo Hamburgo

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

De acordo com a gerente de Saúde Mental do município, Sayonara de Matos, a ação buscou reunir a comunidade para pensar sobre a temática “É um evento que a gente fez reunindo os nossos dez serviços e também para poder revisar a questão do estigma que as pessoas têm com a saúde mental”, explica.

O momento, além de ser importante para os usuários dos serviços, também serviu para integrar os trabalhadores enquanto rede. Atualmente, Novo Hamburgo conta com cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) adultos, que atendem casos graves e persistentes, um Caps específico para infantojuvenil, dois ambulatórios para transtornos moderados, uma unidade de acompanhamento com serviço residencial terapêutico e uma oficina de geração de renda.

Lugar de acolhimento

A moradora do bairro Primavera Mari Tonelli, 55 anos, conta que encontrou no Caps um lugar de acolhimento. “No início eu tinha preconceito de procurar ajuda. Mas com a ajuda dos profissionais eu consegui me encontrar. Hoje eu me sinto acolhida”, afirma.

Moisés Alexandre Gomes, 42 anos, morador do bairro Santo Afonso, já contabiliza 20 anos de tratamento, e relata que antes a qualidade não era tão boa. “Hoje em dia temos oficinas de música, atividade física e culinária. Temos uma equipe maravilhosa à nossa disposição”, diz, enaltecendo a importância dos encontros.

Sapiranga também contou com atividades alusivas ao Janeiro branco

Em Sapiranga, a equipe do Caps 1 realizou uma atividade especial para 26 pacientes que frequentam os grupos no centro, na tarde de quarta-feira (22). Com passeio pelo Parque Imigrante, a atividade incluiu uma trilha, brincadeiras de integração e piquenique.

“O mês de janeiro foi escolhido pois simboliza um reinício, o recomeço para muitas pessoas que passam por problemas de saúde mental. No entanto, é importante que esse tema esteja em evidência durante o ano inteiro, assim como fazemos no Caps”, destaca a coordenadora do Caps 1, Iraci de Souza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.