CICLONE BOMBA: Fenômeno atinge solo com rajadas de vento destrutivas e voos são suspensos

Um ciclone bomba atingiu a Irlanda com as mais fortes rajadas de vento já registradas no país. A “destrutiva” tempestade Éowiyn avançou do Atlântico para as ilhas britânicas e deixou centenas de milhares de casas sem energia elétrica nesta sexta-feira (24). Além de afetar o abastecimento de luz, fez com que voos fossem cancelados e causou o fechamento de escolas, segundo as autoridades locais.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Ciclone bomba recebe título de ciclone do século | abc+



Ciclone bomba recebe título de ciclone do século

Foto: Reprodução/Eumetsat

Conforme a MetSul Meteorologia, às 5 horas da madrugada, no horário local, foram registradas rajadas de vento de 183 km/h. A estação de Mace Head quebrou o recorde nacional irlandês de rajada de vento. O recorde anterior era de 182 km/h em janeiro de 1945, último ano da Segunda Guerra Mundial. Por isso, é chamado de “ciclone do século” na Irlanda.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

O que é um ciclone bomba

É um ciclone extratropical (centro frio) que passa por um processo de intensificação muito rápida, conhecido como bombogênese. “Este fenômeno ocorre quando a pressão atmosférica no centro do sistema cai pelo menos 24 milibares em 24 horas, o que indica uma intensificação explosiva”, explicam os meteorologistas.

No caso do Éowiyn, a MetSul esclarece que a pressão caiu 50 hPa em 24 horas, o dobre do mínimo exigido para ser classificado como um ciclone bomba. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.