Em dia extremamente quente, temporais já causam estragos no Rio Grande do Sul; tem alerta para sexta-feira

Em meio a alerta de perigo para tempestades severas e risco de microexplosão nos próximos dias, o Rio Grande do Sul registrou nesta quinta-feira (23) a maior temperatura do Brasil em 2025, até o momento. Os termômetros ultrapassaram a marca de 40ºC.

Temporal causou transtornos em São Borja nesta quinta-feira (23) | abc+



Temporal causou transtornos em São Borja nesta quinta-feira (23)

Foto: Prefeitura de São Borja

A maior temperatura foi em Quaraí, que faz fronteira com a cidade uruguaia Artigas, no Oeste do território gaúcho. Por lá, fez 42,4ºC. Nessa mesma região, apesar do calor extremo, cidades foram atingidas por temporais que causaram estragos.

Leia mais: “Eu vendi um carro para construir essa obra e agora perdi tudo”, lamenta proprietária de construção demolida pela Prefeitura

No fim da tarde, em uma forte tempestade atingiu São Borja, na fronteira com a Argentina, com chuva forte de curta duração e vendaval. Foi o suficiente para gerar danos e transtornos como falta de energia elétrica.

Além disso, o temporal causou queda de árvores e postes em vários pontos de São Borja. Também há relatos de destelhamentos no município. A prefeitura afirma que equipes estão atuando na área urbana, onde galhos caíram sobre a rede elétrica e algumas casas foram destelhadas.

Temporal causou transtornos em São Borja nesta quinta-feira (23) | abc+



Temporal causou transtornos em São Borja nesta quinta-feira (23)

Foto: Prefeitura de São Borja

Conforme a medição da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na cidade da fronteira Oeste, as rajadas de vento atingiram 90 km/h. Segundo a MetSul, o vento pode ter sido mais forte em outros pontos do município. Antes do temporal, a temperatura máxima chegou a 39ºC em São Borja nesta quinta.

De acordo com a MetSul, como previsto, com o calor e umidade áreas de instabilidade se formaram sobre o Noroeste e a Fronteira Oeste gaúcha, trazendo chuva e temporais isolados. Santa Rosa, Ijuí, São Borja, Santiago e São Vicente do Sul tiveram chuva.

Temporais na sexta

Na sexta-feira (24), os gaúchos devem ficar atentos para mais risco de temporais. Com maior umidade e o calor que persiste, embora menos intenso que nesta quinta na maioria das cidades, uma área de baixa agrava o risco de tempo severo.

Veja também: Arco-íris de fogo: Entenda como se forma o fenômeno que coloriu céu do RS nesta quinta-feira

Diante disso, a MetSul adverte para tempestades localizadas em vários pontos do território gaúcho. “Já de manhã a instabilidade afeta parte do Estado, mas a chuva e os temporais atingem área abrangente da tarde para a noite. Com a alta temperatura, nuvens de temporal crescerão rapidamente. O calor potencializa tempestades isoladamente severas com danos por vendavais e granizo”, diz trecho do prognóstico.

Conforme a previsão, pode ocorrer chuva intensa com volumes altos em curto período, com acumulados de 30 mm a 50 mm em meia hora ou de 50 mm a 100 mm em apenas uma hora. Há risco de inundações e alagamentos em áreas urbanas.

Confira: Amigos de infância buscam resgatar o surf nas ondas de Tramandaí

Além disso, conforme a MetSul, as rajadas de vento podem variar entre 70 e 90 km/h em diferentes pontos do Estado e em algumas localidades não se descarta rajadas em torno ou até mesmo acima de 100 km/h.

“Tempo severo sob intenso calor aumenta o risco de fenômenos severos extremamente isolados de vento destrutivo como as temidas correntes descendentes violentas conhecidas por microexplosões ou downburst”, alerta a MetSul. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.