Narrativas

As narrativas, ao longo da historia da humanidade, tem sustentado autoritarismo, tirania e outras tantas das maiores atrocidades de todos os tempos.

Senão vejamos: A narrativa do Sinédrio, apontando Jesus Cristo como traidor de Roma, o levou a Cruz. A narrativa do Senado Romano, levou o maior dos romanos, Júlio César, a uma morte cruel. A narrativa dos iluministas levou um universo de pessoas à guilhotina. A narrativa de Hitler levou os judeus ao Holocausto. Apenas estes alguns casos dos efeitos da narrativa.

A narrativa é uma retórica do mal, planejada por pessoas igualmente do mal, e que arrasta multidões de interesseiros e de ignorantes incautos para os piores abismos de suas próprias almas, dos povos e da humanidade.

Uma boa narrativa pode fundamentar uma ideologia mentirosa e diabólica, portanto anticristã, que leva milhares de pessoas a acreditar que as coisas são pensadas e feitas a favor dos pobres, mas na verdade não passa de uma armadilha que estimula aquele que é um dos maiores pecados da humanidade, a inveja, no objetivo final de manejar povos e massas, mantendo uma casta – os criadores das narrativas – no poder e na riqueza material ilícita. Não poucas vezes estas narrativas fazem de milhares de ignorantes seguirem cegamente a corruptos e a não perceberem fraudes eleitorais, negociatas e um jornalismo mentiroso, entre outros males abjetos,

Uma boa narrativa pode levar as pessoas a pensar que uma dita revolução na educação é feita para aprimorar os conhecimentos dos estudantes, quando na verdade o que se vê é o monstro do militantismo implantado em almas inexperientes e vulneráveis.

Das melhores narrativas são aquelas que se utilizam da maior arma da humanidade, a linguagem, Assim é que os maiores tiranos sempre se autointitulam defensores da democracia, que os maiores mentirosos rotulam de “fake news” as verdades que não lhes interessam ou lhes denunciam, Governos totalitários sempre tem em seus bordões as palavras “popular” ou “democrático”. E por ai vamos…

A narrativa é tão poderosa que pode retirar dos presídios grandes criminosos e ladrões, condenados por muitos Juízes, e alguns deles voltam a exercer mesmo cargos públicos importantíssimos, ao passo que os que se comportaram dentro da lei, meramente cumprindo seu dever, podem ser levados à toda sorte de punições, criminais, cíveis e administrativas.

E se você denunciar as narrativas? Ah, você é etiquetado e adjetivado com qualidades que inclusive são retiradas do seu verdadeiro sentido histórico. Sim, afinal o que conta é a força da palavra adjetivadora, ou seja, a narrativa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.