RS registra maior temperatura do Brasil neste ano; termômetros ultrapassaram os 40°C

A quinta-feira (23) foi escaldante no Rio Grande do Sul. Com marcas acima dos 35°C na maioria das cidades e passando dos 40°C em algumas regiões, o Estado registrou hoje a maior temperatura do Brasil neste ano

Temperaturas desta quinta-feira ultrapassaram os 40°C em diversas cidades gaúchas | abc+



Temperaturas desta quinta-feira ultrapassaram os 40°C em diversas cidades gaúchas

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

O recorde ficou com município gaúcho de Quaraí, fronteira com a cidade uruguaia de Artigas, no Oeste do território gaúcho, onde os termômetros chegaram a 42,4°C. Até então, a temperatura mais alta deste ano no País era de 42,1°C, registrada no último dia 17 em Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.

LEIA MAIS: RS sob alerta de perigo para tempestades severas e risco de microexplosão em breve; veja o que diz a previsão

“O registro desta quinta-feira na cidade do Oeste gaúcho seguramente está entre as mais altas temperaturas do dia de hoje não apenas na América do Sul, mas também no Hemisfério Ocidental”, afirma a MetSul Meteorologia

Cidades como Tupanciretã, Uruguaiana, Porto Xavier, Maçambará e Alegrete também tiveram marcas de 40°C ou acima, conforme o registro de estações particulares e da Secretaria da Agricultura.

VEJA TAMBÉM: Estiagem deve se agravar no Rio Grande do Sul; confira áreas mais afetadas

Na Grande Porto Alegre, o cenário não foi muito diferente. Em Parobé fez 38,1°C, seguida de São Leopoldo, onde a máxima chegou a 38°C. Em Campo Bom a marca ficou em 37,5°C, em 36,4°C em Novo Hamburgo e em 35,7°C em Gravataí. Na capital, a máxima na estação do Jardim Botânico foi de 34,7°C.

E o calor não para por aí: segundo a MetSul, a previsão é de que a sexta-feira (24) seja de muito calor — ainda que não esquente tanto quanto esta quinta. A amenizada ficará por conta da chegada da chuva, que deve ser registrada já pela manhã em pontos do Oeste e pela tarde em outras regiões.

Principalmente nos vales e na Grande Porto Alegre, as máximas ainda podem ser muito altas nesta sexta, ultrapassando os 35°C em vários pontos. Além disso, a sensação de abafamento deve ser intensa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.