RS sob alerta de perigo para tempestades severas e risco de microexplosão em breve; veja o que diz a previsão

A Região Sul do Brasil está em alerta para tempestade nos próximos dias. O tempo severo será favorecido pela interação de uma massa de ar muito quente com um centro de baixa pressão atmosférica, o que, segundo a MetSul Meteorologia, vai favorecer a formação de numerosas áreas de instabilidade. 

Santa Catarina e o Rio Grande do Sul são os estados com maior probabilidade de temporais durante a sexta-feira (24), bem como maior potencial de tempestades severas. Contudo, o território gaúcho deve registrar mais tempestades ao logo do dia, em função do posicionamento do centro de baixa pressão.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Registro de virada no tempo em Novo Hamburgo | abc+



Registro de virada no tempo em Novo Hamburgo

Foto: Arquivo/GES

Nesta quinta-feira (23), parte do RS possui alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para calor extremo, com validade até as 18 horas. 

No Estado, os temporais devem começar no início da tarde e seguir na noite de sexta-feira. “Com o ar muito quente e a temperatura excessivamente alta, o surgimento destas áreas de instabilidade será acelerado com desenvolvimento explosivo de algumas células de tempestade, não se descartando estruturas supercelulares que oferecem o maior perigo”, explica a meteorologista Estael Sias.

Nas primeiras horas de sábado (25), ainda são esperados temporais isolados, o que diminui no decorrer do dia e o sol deve aparecer com nuvens e abafamento em diversas regiões do RS. Esse aquecimento, entretanto, deve favorecer novo episódio de instabilidade, especialmente na metade norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná, no fim do dia.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

De acordo com Estael, os temporais isolados podem ser localmente severos, o que agrava o risco de destelhamentos, queda de árvores e cortes de energia elétrica. A MetSul explica que conforme a definição do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, uma tempestade será considerada severa se produzir rajadas de vento de pelo menos 93 km/h, e granizo de 2,5 cm ou mais de diâmetro e/ou tornado. Os índices de instabilidade da tarde para a noite de sexta são criticamente altos. 

As temperaturas acima dos 35°C pela manhã devem contribuir para a formação de tempestades, vento forte a intenso e queda de granizo de maior diâmetro. Não se descartam também fenômenos isolados de vento do tipo correntes descendente (downburst ou microexplosão).

CINEMA: Ainda Estou Aqui faz história e vai disputar principal categoria do Oscar

Acumulados

Nos próximos dias, há ainda a preocupação com a possibilidade de chuva muito intensa durante os temporais localizados. Conforme os meteorologistas, é possível que ocorram acumulados significativos com chuva em curto período (30 mm a 50 mm em meia hora ou 50 mm a 100 em uma hora). 

“O que em áreas urbanas podem provocar inundações e alagamentos repentinos”, alerta Estael. Todas as regiões gaúchas têm probabilidade para temporais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.