Google compra parte da HTC responsável pela fabricação dos óculos HTC Vive

Hoje, a Google anunciou que assinou um acordo para adquirir “parte” da equipe de engenharia da HTC VIVE. A HTC confirmou em uma coletiva de imprensa em Taiwan que o acordo foi de US$ 250 milhões. Com ele, a Google também obterá uma licença não exclusiva para usar a propriedade intelectual de XR da HTC.

A Google comprou a maior parte do negócio de smartphones da HTC em 2017, estabelecendo a base para os recentes telefones Google Pixel. O custo da aquisição foi de US$ 1,1 bilhão. Agora, a gigante das buscas adquiriu partes de outra divisão da HTC para reforçar seus esforços no Android XR.

“Eles são uma equipe técnica incrivelmente forte com um histórico comprovado no espaço de VR, e estamos ansiosos para trabalhar com eles para acelerar o desenvolvimento da plataforma Android XR em todo o ecossistema de headsets e óculos”, explicou a Google em seu blog.

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No ano passado, a HTC VIVE lançou o Focus Vision, trazendo realidade extendida (XR) para jogadores. Ou seja, apesar de o produto ser indicado para jogadores, ele também conta com usabilidade profissional, para treinamento industrial e outras simulações em ambiente virtual ou com realidade mista.

Plataforma Android XR

Créditos: HTC VIVE.

A aquisição ocorre enquanto a Google e seus parceiros trabalham na recém-anunciada plataforma Android XR para headsets e óculos inteligentes. A nova plataforma suporta o assistente Gemini, vários aplicativos do Google (incluindo Maps, Chrome e YouTube) e várias telas virtuais.

Pela previsão, o headset Project Moohan da Samsung será o primeiro produto a rodar Android XR, mas ainda não há data de lançamento definida.

Perspectivas

Créditos: Google.

Gastar dinheiro em uma grande equipe não garante necessariamente o sucesso do Android XR. Por exemplo, a plataforma de streaming de jogos Google Stadia foi eventualmente descontinuada, apesar da formação de um estúdio interno para desenvolver jogos.

Porém, ainda parece ser um movimento sensato se a empresa deseja desenvolver produtos internamente e evitar que o Android XR tenha o mesmo destino de outras ofertas malfadadas da Google.

A Google parece ainda interessada em desenvolver jogos, na medida em que decidiu apoiar 10 estúdios de jogos independentes da América Latina. Cinco estúdios brasileiros foram contemplados com o investimento. Porém, mudou a abordagem.

Recentemente, a Google foi criticada pelo CEO da Epic Games, que afirmou que as barreiras erguidas por nomes como Google e Apple são os grandes obstáculos que impedem que o futuro dos games seja totalmente conectado e integrado.

Fonte: Google.

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