Estância Velha redobra fiscalização e monitora circulação de veículos em caminhódromo recém-construído

Depois que veículos e motocicletas passaram a desviar por cima do recém-construído caminhódromo da Avenida Presidente Vargas, que liga o Centro de Estância Velha à RS-239 e à BR-116, a Prefeitura Municipal redobrou a fiscalização e decidiu instalar algumas barreiras durante o trajeto. A iniciativa, no entanto, não impediu os condutores de praticarem a infração. Na manhã desta quarta-feira (22), por exemplo, equipes que trabalhavam nas obras do trecho fotografaram uma motocicleta trafegando pela ciclovia.

VEJA TAMBÉM: Saiba como está o preço da gasolina e onde encontrar combustível mais barato no Vale do Sinos

Prefeitura de Estância Velha redobrou a fiscalização e instalou barreiras em caminhódromo  | abc+



Prefeitura de Estância Velha redobrou a fiscalização e instalou barreiras em caminhódromo

Foto: Laura Rolim/GES-Especial

O prefeito do município, Diego Francisco, afirma que a Guarda Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública, está buscando imagens de câmeras próximas ao local para reconhecer os infratores. “A proposta é entrar em contato, chamar a atenção e explicar os motivos pelos quais não se pode trafegar por cima da ciclovia. Além de estragar a obra, vai colocar em risco a vida das pessoas”, explica.

Além disso, a Guarda Municipal intensificou as passagens pelo trecho para evitar o tráfego irregular de veículos. “As barreiras colocadas ao longo do caminhódromo para que carros não possam passar já resolveram um pouco da situação, pois quando o motorista entra na cidade, ele já vê que não vai conseguir sair por esse espaço por conta das barreiras, então, automaticamente acaba inibindo” destaca Francisco.

VEJA: Moradores de Novo Hamburgo são surpreendidos com notificação para deixarem casas

Motocicleta foi flagrada transitando em caminhódromo recém-construído | abc+



Motocicleta foi flagrada transitando em caminhódromo recém-construído

Foto: PMEV

Outra iniciativa que pretende colaborar com a fiscalização da Guarda Municipal é a instalação de câmeras de videomonitoramento. O prefeito explica que a tecnologia será instalada em diversos pontos do trecho revitalizado. “São câmeras com sensores com software de inteligência, que, por exemplo, se a pessoa cair ou alguém levantar as mãos, automaticamente a guarda recebe um chamado, porque a câmera reconhece que alguém se lesionou ou está sendo assaltada”, ressalta Francisco.

ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP

As câmeras também farão a leitura das placas dos veículos e irão servir para a segurança da população. Ainda não há previsão de quando o trecho será monitorado por câmeras, mas já haverá a instalação de algumas ainda em fevereiro, justamente para inibir a passagem de carros por cima da nova ciclovia.

Parte do trecho deve ser liberado em breve

As obras de revitalização da Avenida Presidente Vargas retomaram na segunda semana de janeiro deste ano e, desde então, o trecho sofreu alterações no trânsito. Segundo a engenheira responsável pela obra, Jociane Francisco, a previsão é de conseguir liberar o trânsito até a altura da Rua São Cristóvão até sexta-feira (24), mas todo o trecho só deve ser liberado para tráfego somente em março.

“Estamos tentando seguir o cronograma e acelerar o máximo possível para conseguir liberar uma parte do acesso ainda esta semana. Ainda não podemos liberar todo o trecho porque estamos fazendo escavação em toda via e é impossível ter tráfego de carros por conta da segurança de quem trabalha”, explica Jociane. 

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Por enquanto, os motoristas que precisam sair de Estância Velha estão sendo orientados a utilizarem desvios por dentro da cidade. Um deles é através da Rua Presidente Lucena até a Rua Rincão, saindo pela BR-116, no sentido Novo Hamburgo. Já a outra opção é através da Via Ivoti, pela Rua Presidente Lucena.

Outra opção é desviar pela Rua Carlos Antonio Bender, depois Rua Jacob Guilherme Dienstmann, depois Rua Pedro Loredo da Costa, Avenida dos Açores e Rua Guilherme Leuck, voltando até a Avenida Vargas (trecho sem obras).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.