Integrando Horizontes: prefeitura inaugura novo serviço para migrantes e refugiados

Uma solenidade realizada nesta quarta-feira (22) na Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) de Esteio, em parceria com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), marcou a inauguração do espaço para o Programa Integrando Horizontes, que funcionará junto do Espaço Mundo, no subsolo da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150).

Inauguração do espaço Integrando Horizontes em Esteio, que funcionará junto do Espaço Mundo



Inauguração do espaço Integrando Horizontes em Esteio, que funcionará junto do Espaço Mundo

Foto: Adriano Rosa da Rocha/Divulgação/Prefeitura de Esteio

A iniciativa será conduzida por agentes do PADF e terá como objetivo qualificar a integração de imigrantes e refugiados que residem em Esteio. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h, com prestação de serviços como documentação migratória, encaminhamento para o mercado de trabalho, cursos, orientações e mediações de conflitos.

Em sua fala, o prefeito Felipe Costella comentou sobre a política de acolhimento do município e a importância da inauguração do local. “Essas pessoas que chegam na nossa cidade não são refugiados, imigrantes ou visitantes, mas sim seres humanos que trazem uma história de dificuldade, sofrimento e que buscam o acolhimento. O nosso papel na posição de servidores públicos é zelar por essas pessoas”, ressaltou. “Aqui na nossa cidade todos serão tratados como esteienses. O espaço que inauguramos hoje é apenas um símbolo desse acolhimento e comprometimento com as pessoas”, destacou.

Veja também: Projeto acompanha mamães do período da gestação até os dois anos do bebê em Sapucaia

A diretora nacional do programa, Soraya Pessino, fez uso da fala e destacou a importância de Esteio no cenário internacional como município acolhedor. “Antes de trabalhar nessa área, eu fiz uma pesquisa sobre imigração e a referência em todos os lugares era a cidade de Esteio. Esse é um município destaque na área de acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo imigrantes e refugiados”, ressaltou.

“Esse será um espaço onde vamos trabalhar de forma contínua e integrada ao Município. Além do apoio com atenção e acolhimento, nós buscaremos elaborar estratégias para potencializar esse trabalho feito pela Administração Municipal”, disse.

No final da cerimônia, o prefeito Felipe Costella e a secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Katiane Marques, fizeram o descerramento da placa de inauguração.

A entidade e o programa

A PADF tem mais de 60 anos de atividade. A entidade trabalha pela criação de oportunidades para todos, trabalhando na América Latina e no Caribe para tornar a região mais forte, saudável, pacífica, justa, inclusiva, resiliente e sustentável para as gerações atuais e futuras. A Fundação foca em comunidades mais vulneráveis, investindo recursos em toda a região, faz parceria e capacita a sociedade civil, os governos e o setor privado.

O Programa Integrando Horizontes implementa ações no Brasil desde 2020, com o propósito de fortalecer os mecanismos de proteção e integração comunitária e econômica, assim como melhorar o acesso a serviços públicos de saúde, assistência e prevenção para migrantes e refugiados. Essa iniciativa, junto ao Espaço Mundo, da SMCDH, qualificará ainda mais o atendimento dos migrantes e refugiados que residem no município. De acordo com o mapeamento realizado no ano passado, 1.430 migrantes e refugiados vivem em Esteio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.