RTX baseada em Blackwell com 96GB GDDR7 aparece em vazamento

A NVIDIA prepara uma nova RTX baseada em Blackwell para uso profissional em PCs desktop. Ao menos é isso que indica um vazamento recente de documentos de transporte, supostamente revelando uma nova GPU com impressionantes 96GB de capacidade de memória GDDR7.

Como já virou costume nesse tipo de vazamento, as informações aparecem da base de dados NBD, que geralmente revela detalhes de componentes de hardware ainda não oficiais. Podemos ver que a suposta nova RTX Blackwell de 96GB aparece listada para testes.

Captura de documento de transporte revela RTX de 96GB GDDR7.
Fonte: NBD

O documento também mostra que a placa vai ter um bus de 512-bit. Segundo o VideoCardz, isso é indicativo de que a NVIDIA vai implementar módulos de 3GB na memória VRAM de sua nova RTX de 96GB.

Em comparação, a RTX 5090 tem 32GB de capacidade, distribuídos em módulos de 2GB. Curiosamente, a NVIDIA já usa módulos GDDR7 de 3GB, na versão para notebooks dessa mesma placa, que conta com capacidade total de 24GB.

Infelizmente o vazamento não traz mais detalhes sobre a futura RTX para workstations da NVIDIA. Não aparece nem um codinome, muito menos um possível nome comercial. No momento, sites estão chamando a placa de RTX 6000 Blackwell, ou RTX 8000 Blackwell.

RTX de 96GB para workstations parece plausível

O vazamento desse modelo especial de RTX baseada em Blackwell para uso profissional ganha certa credibilidade porque a NVIDIA trabalha com produtos assim já há algum tempo.

Na geração passada, por exemplo, tivemos diversas opções de modelos com mais memória e CUDA Cores para workstations, com a versão mais poderosa aparecendo como a RTX 6000 Ada Lovelace – daí os nomes especulados para a nova geração.

Notícias relacionadas:

Tabela do VideoCardz com modelos RTX profissionais
Fonte: VideoCardz

Como mostra a tabela acima, organizada pelo VideoCardz, já em seu primeiro vazamento a RTX Blackwell de 96GB parece trazer um salto, em termos de hardware, em relação à geração anterior. Agora é esperar e ver o quanto desse salto também se refletirá no preço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.