NOVO HAMBURGO: Saiba como foi reunião entre Prefeitura e Visac sobre transporte coletivo

Em reunião realizada nesta quarta-feira (22) no Centro Administrativo Leopoldo Petry, a Prefeitura de Novo Hamburgo oficializou a liberação integral dos dados operacionais do transporte coletivo para a concessionária Viação Santa Clara (Visac). A decisão tem como objetivo possibilitar a elaboração de um plano de melhorias para o serviço prestado na cidade, atendendo a uma das principais demandas da empresa.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Nova reunião deve ocorrer em 90 dias quando o plano de ação da empresa será apresentado  | abc+



Nova reunião deve ocorrer em 90 dias quando o plano de ação da empresa será apresentado

Foto: Divulgação/PMNH

O encontro foi definido como “100% satisfatório” pelo procurador-geral do município, Vanir de Mattos, que destacou a importância da medida para superar impasses operacionais. Segundo ele, todas as solicitações feitas pela Visac à Procuradoria-Geral foram atendidas na íntegra, incluindo o acesso a sistemas operacionais anteriormente restritos à Companhia Municipal de Urbanismo (Comur).

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Liberação de dados e prazos estabelecidos

Conforme Mattos, a liberação dos acessos, que incluem informações “essenciais para a programação do sistema de rodagem dos ônibus”, foi embasada em análise contratual realizada pela Procuradoria-Geral. “Entendemos que compartilhar essas informações é fundamental para melhorar a operação e beneficiar os usuários”, afirmou Mattos.

LEIA TAMBÉM: Betina Espindula é nomeada secretária de Saúde de Novo Hamburgo

Ele também ressaltou que a operação do sistema depende de uma integração entre quem administra e quem opera, e que o compartilhamento de dados deve facilitar essa sinergia. “Se isso [acesso ao sistema] era um entreve para que a operação melhore, nós entendemos que deve ser compartilhado, sim, e a partir destas informações, a empresa vai trabalhar com essa nova realidade e tentar oferecer uma adequação e uma melhora dentro do possível”, avalia o procurador.

Nova reunião deve ocorrer em 90 dias quando o plano de ação da empresa será apresentado  | abc+



Nova reunião deve ocorrer em 90 dias quando o plano de ação da empresa será apresentado

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Na reunião, que contou com a participação da Procuradoria Geral do Município, da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, do gerente-geral da Visac, Fernando Silveira, e das defensoras da Visac, Ana Paula Machado e Larissa Martins foram discutidos diversos temas, incluindo novas demandas da empresa, como maior acesso a sistemas e ajustes operacionais.

Ficou definido que a pasta de Desenvolvimento Urbano, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e coordenada por Anderson Bertotti, terá um prazo de 30 dias para planejar a liberação dos acessos ou cadastros solicitados pela Visac. Após isso, a empresa deverá apresentar em prazo de 90 dias uma proposta para melhorar o sistema de transporte ao prefeito Gustavo Finck (PP).

Desafios contratuais 

A Prefeitura reconheceu que o edital do transporte coletivo, embora atendesse às exigências do Tribunal de Contas, apresentou falhas em sua implementação prática. Segundo Mattos, houve uma superestimação do número de passageiros, o que comprometeu o equilíbrio do sistema. “Essas questões são regidas por cláusulas contratuais, o que limita nossas possibilidades de alteração. No entanto, não mediremos esforços para encontrar soluções que atendam aos usuários”, garantiu.

A administração municipal elencou “dez grandes problemas para serem enfrentados”, colocando o transporte coletivo entre as prioridades.

Monitoramento 

O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano informou que os problemas relacionados a atrasos e outras reclamações estão sendo monitorados de perto pela Prefeitura. Os representantes da Visac presentes na reunião optaram por não se manifestarem após o término do encontro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.