INSPIRAMAIS: Marcas da periferia unem moda e propósito; conheça espaço da Cufa presente nesta edição

A edição de janeiro do Inspiramais reúne mais de 150 expositores no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, até às 18 horas desta quarta-feira (22).  Entre as novidades desta edição está a parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). No Rio Grande do Sul, a Cufa possui sedes em 15 cidades da região metropolitana de Porto Alegre e zona Sul do Estado.

VEJA TAMBÉM: INSPIRAMAIS: Acessórios com semente de açaí e crochê são destaque nos novos espaços do salão gaúcho

Estande da Deslumbre Plus | abc+



Estande da Deslumbre Plus

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Além da parte de conteúdo, a Cufa conta com um espaço no Inspiramais para expositores convidados. Entre as marcas está a Deslumbre Plus, de Cachoeirinha, voltada para a moda plus size jovem. “O evento está ótimo. Muitas pessoas param curiosas para entenderem sobre a moda plus size e muitas das criações são minhas. Fizemos muitas conexões e vendas. Também vendo turbantes, é uma moda mais inclusive focada na cultura africana. Também tenho coleções de moda plus size jovem. Este espaço está sendo muito importante pra nós”, conta a empreendedora Patrícia Nunes da Silva.

CONFIRA: INSPIRAMAIS: Veja fotos das tendências apresentadas no salão de materiais

Rosana e Maria no Inspiramais | abc+



Rosana e Maria no Inspiramais

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Criado no bairro Restinga, em Porto Alegre, o Grupo Marias – Associação de Assistência à Mulheres atende e acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade e violência. As voluntárias oferecem diversas atividades como oficinas de crochê, costura criativa, culinária dança e pintura. O trabalho é apresentado ao público do Inspiramais em busca de visibilidade e novas parcerias. Além disso, o estande conta com produtos feitos durante as oficinas como brincos, bolsas e colchas.

“A colcha foi feita durante as enchentes, cada quadradinho foi feito por uma mulher do grupo. Nosso objetivo é aumentar os atendimentos. Hoje atendemos 70 mulheres e já não há como atender mais. Precisamos de parcerias e o evento está sendo muito bom para gerar estas conexões”, conta a presidente da associação, Rosana Kasper, que recebe os visitantes juntamente com a conselheira Maria Flores Bianchini. 

LEIA AINDA: Programa DescomplicaNH busca agilizar processos internos e atendimento prestado à população de Novo Hamburgo

Presença do fundador da CUFA

Palestra com representantes da Cufa ocorreu no segundo dia de Inspiramais | abc+



Palestra com representantes da Cufa ocorreu no segundo dia de Inspiramais

Foto: Diego Rosinha/Assintecal/Divulgação

O ativista social e fundador da Cufa, Celso Athayde, palestrou no Inspiramais nesta quarta (22). “Favela não é carência, favela é potência”, destacou.

Contando a história da organização, que há mais de duas décadas promove desenvolvimento e inclusão em zonas periféricas de todo o Brasil, o coordenador municipal da Cufa em São Leopoldo e Novo Hamburgo, Pablo Dalavera, falou do potencial das favelas brasileiras que movimentam, anualmente, um mercado de mais de R$ 200 bilhões. “Se fôssemos um Estado, seríamos o quarto mais populoso e o sexto mais rico do Brasil.”

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.