Escorpião raro que borrifa veneno a 30 cm é descoberto na Colômbia

A primeira espécie sul-americana de escorpião raro que borrifa seu próprio veneno foi descoberta na Colômbia. Anteriormente, o comportamento foi observado em apenas dois gêneros da espécie que habitam a América do Norte e a África.

Em vez de picar alguma superfície, o escorpião da Colômbia consegue esguichar veneno do seu ferrão para atingir alvos em até 35 centímetros de distância. De acordo com Léo Laborieux, biólogo da Universidade de Harvard, nos EUA, que descobriu a espécie, a tática do escorpião pode ser um mecanismo de defesa.

Em um estudo publicado no final de dezembro, Laborieux destaca que, devido à descoberta recente, ainda não há informações sobre os efeitos do veneno ao atingir os olhos, a boca ou nariz de predadores.

No entanto, o pesquisador afirma que irritações e dores são um palpite razoável, mas, provavelmente, “não tão graves”.

Cientista descobriu por acaso escorpião que borrifa veneno

A descoberta do escorpião que borrifa veneno ocorreu em uma estação de pesquisa na região central da Colômbia, mas de maneira inusitada. O cientista estava passando alguns meses na estação de pesquisa da Universidade de Rosario para estudar mariposas.

No entanto, quando o objetivo inicial falhou, o cientista e outros pesquisadores capturaram alguns escorpiões para examinar o comportamento defensivo dos animais. Ao cutucar um dos animais com um graveto, o cientista viu uma “estranha linha de pequenas gotas na lateral do tubo de ensaio”, cogitando ter descoberto um escorpião raro que borrifa veneno.

O cientista só acreditou na possibilidade posteriormente. Vídeos em laboratório confirmaram que o escorpião, de fato, borrifa veneno do ferrão em suas caudas quando se sentem ameaçados. Assista o escorpião em ação:

Além disso, os animais se tornaram uma nova espécie de escorpião, que agora se chama Tytus achilles, a primeira da América do Sul que borrifa o próprio veneno. O epíteto “Achilles” faz referência ao herói da mitologia grega pela sua destreza com a lança.

The post Escorpião raro que borrifa veneno a 30 cm é descoberto na Colômbia appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.