NVIDIA promete que conectores das RTX 50 não vão derreter

A NVIDIA acredita que os conectores de energia na sua série RTX 50 de placas de vídeo são seguros e não vão derreter mesmo com a RTX 5090 puxando 575W para funcionar. A informação veio de uma sessão de perguntas e respostas que a empresa organizou em um evento na Coreia do Sul.

Para refrescar a memória, a série RTX 40 enfrentou sérios problemas com seus conectores 12V-2×6 nos primeiros lançamentos. O superaquecimento na conexão podia causar derretimento do plástico, curtos e resultar em risco de incêndio. Agora, eles fazem um retorno para a série RTX 50, mas com os problemas corrigidos, segundo a empresa.

precos-das-rtx-5070-5070-ti-5070-5090-revelados-1

Representantes da NVIDIA foram perguntados diretamente se o problema de superaquecimento dos conectores foi resolvido. A resposta, em tradução livre, foi a seguinte:

“É esperado que esses problemas não vão acontecer na série RTX 50. Em resposta ao problema da época, algumas mudanças foram feitas nos conectores, e depois de mais ou menos dois anos, acreditamos que esses problemas foram resolvidos.”

Parceiras da NVIDIA apresentam soluções de segurança para a série RTX 50

Os problemas com o conector 12V-2×6 foram atribuídos, em grande parte, ao usuário encaixando mal a ponta do cabo na entrada da placa. A NVIDIA não entra em detalhes de quais foram as mudanças que fez para evitar que isso aconteça na série RTX 50, mas algumas de suas parceiras já revelaram suas soluções.

A Zotac, por exemplo, inclui uma luz de segurança em alguns de seus modelos, que acende e impede a placa de ligar se o conector não estiver devidamente encaixado. A MSI, por sua vez, apresentou algo mais simples, apenas oferecendo um adaptador com a ponta pintada de amarelo. A ideia é que o usuário vai ter uma noção melhor se o plugue encaixou completamente, porque a parte amarela tem que ficar escondida por completo.

Adaptadores para série RTX 50 da MSI.
Fonte: MSI

Mais sobre as RTX 50:

A versão revisada dos conectores para a série RTX 50 vai ter demandas consideráveis de energia para enfrentar, ainda mais levando-se em consideração que temos ao menos um modelo confirmado da RTX 5090 puxando 600W.

Fonte: VideoCardz

Adicionar aos favoritos o Link permanente.