80% dos devs estão criando jogos para PC, revela pesquisa da GDC

A edição 2025 da pesquisa anual conduzida pela organização da Game Developers Conference (GDC) mostra a força que o PC tem para o mercado atual de jogos. Segundo os resultados divulgados esta semana, 80% dos mais de 3 mil participantes estão criando títulos que vão chegar à plataforma futuramente.

Essa porcentagem é a maior a dos anos anteriores recentes: em 2024, 66% dos consultados declararam fazer projetos para computadores, enquanto 62% tinham interesse nela. Já na edição deste ano, o interesse subiu para 74%. Enquanto o motivo para o aumento não está claro, a GDC sugere que a popularidade do Steam Deck pode ser um fator determinante.

80% dos devs estão criando jogos para PC, revela pesquisa da GDC
Foto: Divulgação/Valve

Os organizadores da pesquisa esclarecem que seu questionário não era específico sobre plataformas como o Steam ou tratava de aparelhos únicos. “Mas parece que alguns desenvolvedores realmente a veem como uma plataforma única. Por exemplo, quando questionados para falar sobre outras plataformas que os interessavam, quase metade (44%) escreveu o nome Steam Deck”, explicam os criadores do formulário.

PC lidera corrida contra consoles

A pesquisa deste ano também mostrou que, enquanto o PC domina o interesse dos desenvolvedores, o PlayStation 5 é o console mais popular. Entre os participantes, 38% estão criando para a plataforma de mesa da Sony, 34% para o Xbox Series X|S, 29% para Android, 28% para iOS, 23% para o Mac e 20% para o Nintendo Switch.

80% dos devs estão criando jogos para PC, revela pesquisa da GDC
Foto: Divulgação/Valve

8% daqueles que responderam à pesquisa também estão produzindo jogos para o Nintendo Switch 2, mas esse número provavelmente não é representativo da realidade. Dado que o anúncio oficial do aparelho ocorreu somente no dia 16, muitos estúdios e criadores devem considerar que ainda não é o momento de falar abertamente sobre seus planos para a plataforma.

Para completar, a pesquisa 2025 da GDC também trouxe uma realidade dura do mercado de trabalho em games. Entre os participantes, 41% deles afirmaram ter sido afetados por demissões em anos recentes, sendo que 11% foram cortados no último ano. Dado algumas notícias mais recentes, tudo indica que a tendência de instabilidade no setor não deve diminuir em um futuro próximo.

Fonte: VGC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.