Homem é vítima de golpe dentro de agência bancária de Novo Hamburgo

Uma ida ao banco para sacar dinheiro no fim de semana se transformou em uma dor de cabeça para um morador da região. O homem de 65 anos, que preferiu não se identificar, foi vítima de uma golpista que, aparentemente, estava no banco à espera de clientes para enganá-los.

Agência da Caixa do bairro Rincão, em Novo Hamburgo | abc+



Agência da Caixa do bairro Rincão, em Novo Hamburgo

Foto: Reprodução/Google Street View

Ele é morador de Campo Bom e estava a passeio em Estância Velha no último sábado (18). Antes de voltar para casa, decidiu passar na agência da Caixa Econômica Federal do bairro Rincão, em Novo Hamburgo. “Eu parei ali só para pegar um dinheirinho e botar gasolina na moto.”

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O homem entrou no banco por volta das 19 horas. “Lá dentro se encontrava uma mulher, mais ou menos com 1,60 m de altura, cabelinho baixo, uns 20 anos de idade”, conta. O cartão foi “engolido” pela máquina logo depois que foi inserido. Neste momento, a suspeita se aproximou e ofereceu ajuda. “Me deu um 0800 e eu liguei, mas era falso.”

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Para fazer a ligação, a mulher o orientou a sair de perto do caixa eletrônico, para evitar uma suposta “interferência” no sinal. Ele foi para o lado de fora da agência. 

Durante a conversa com o falso atendente do banco por telefone, o homem foi orientado a passar dados, inclusive a senha do cartão. 

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Ele pensava ter resolvido a situação mas, no dia seguinte, uma compra foi aprovada no cartão que havia ficado preso na máquina, no valor de R$ 76, em uma loja de roupas. “Ainda bem que eu tinha bem pouco na minha conta mas poderia ser muito pior, porque eu tenho a portabilidade. Eu recebo da empresa,  recebo pela Caixa, e recebo também a minha aposentadoria”, relata a vítima.

Na segunda-feira (20), a vítima foi até a agência e efetuou o bloqueio do cartão. Além disso, solicitou o reembolso do valor roubado. Em nota, a Caixa Econômica Federal afirma ele “compareceu à Agência Rincão/RS recebendo atendimento e orientações necessárias”.

O bando também esclarece que “monitora ininterruptamente suas salas de autoatendimento e, quando identificada ação criminosa em seus equipamentos, as medidas cabíveis são adotadas”.

A orientação é que os clientes não aceitem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. “Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da Caixa devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da Caixa pelo 0800 104 0104.”

O caso foi registrado também à Polícia Civil. O delegado Tarcisio Lobato Kaltbach destaca que foi instaurado um inquérito para apurar o fato e que irão “ouvir os envolvidos para ver o tipo penal adequado”.

Falso 0800 foi colado em caixas de outra agência de Novo Hamburgo

A agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Bento Gonçalves, no Centro de Novo Hamburgo, foi alvo de golpistas no dia 10 de novembro do ano passado. Na ocasião, golpistas colaram um falso número de telefone em caixas eletrônicos

Uma cliente que estava na agência chamou a polícia para verificar a fraude em caixa eletrônico. A mulher relatou que foi sacar dinheiro e seu cartão ficou preso no caixa eletrônico. Por conta do incidente, ela ligou para o número que estava em um adesivo colado no equipamento do banco.

Durante a ligação, a suposta atendente solicitou a senha do cartão, o que fez com que a mulher ficasse desconfiada e desligasse. Posteriormente, ela percebeu que o número estava colado em um adesivo sobre o número verdadeiro da Caixa Econômica e acionou as autoridades.

Depois da denúcnia, foi descoberto qu outros caixas eletrônicos também estavam adesivados com o número falso sobre o telefone verdadeiro do banco.

Como evitar golpes

  • Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
  • Mantenha seu corpo próximo ao equipamento do autoatendimento e fique atento se não há pessoas observando a operação; redobre os cuidados ao digitar suas senhas de números e sílabas;
  • Não saia da frente do terminal antes dele voltar a apresentar a tela inicial;
  • Siga somente as orientações que constam na tela do equipamento e que são exibidas durante a transação;
  • Não permita que ninguém manuseie seu cartão.

Leia na íntegra o que diz a Caixa

“A CAIXA informa que o cliente compareceu à Agência Rincão/RS recebendo atendimento e orientações necessárias. O banco esclarece que, em respeito à lei do sigilo bancário, as informações são passadas somente ao cliente.

A CAIXA informa que monitora ininterruptamente suas salas de autoatendimento e, quando identificada ação criminosa em seus equipamentos, as medidas cabíveis são adotadas, inclusive com atuação conjunta com os órgãos de segurança pública, objetivando o combate a fraudes e golpes. Todas as informações sobre eventos criminosos em suas unidades são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente às autoridades competentes.

Como parte da atuação na prevenção desse tipo de ocorrência, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimento a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, sítio eletrônico e redes sociais.

O banco orienta os seus clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da CAIXA devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 104 0104 para que sejam tomadas as providências, como o bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão. Os clientes não devem fornecer suas senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.

Em caso de movimentação em conta não reconhecida pelos clientes, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas de forma individualizada e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.

Além disso, a CAIXA reforça os principais cuidados a serem observados:

Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.

Mantenha seu corpo próximo ao equipamento do autoatendimento e fique atento se não há pessoas observando a operação; redobre os cuidados ao digitar suas senhas de números e sílabas;

Não saia da frente do terminal antes dele voltar a apresentar a tela inicial;

Siga somente as orientações que constam na tela do equipamento e que são exibidas durante a transação;

Não permita que ninguém manuseie seu cartão.

Mais informações podem ser consultadas no site do banco na internet www.caixa.gov.br/seguranca, onde o cliente pode pesquisar as principais dicas e orientações de segurança com relação a diversos assuntos relacionados à atividade bancária, entre elas como resguardar senhas e se proteger contra fraudes.”

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